Idealizado pela Fluke do Brasil, empresa mundial de ferramentas de teste e medição, o Fluke Experience Awards premiou, na última semana, as três melhores experiências de profissionais e empresas que inovaram em seus processos utilizando os equipamentos da marca.
Lançado em 2022, o prêmio tem por objetivo incentivar e reconhecer esforços bem sucedidos em categorias como “Inovação em Aplicação”, “Inovação em Projeto” e “Inovação em Sustentabilidade” e recebeu, em 2023, um total de 539 inscrições enviadas de várias regiões do Brasil.
Na avaliação do general manager Latin America da Fluke do Brasil, Luiz Ribeiro, trata-se de uma ferramenta muito importante para a empresa ouvir a voz dos clientes, sendo o projeto muito especial para a companhia. “Estamos muito contentes em tornar esse evento uma realidade, principalmente porque uma de nossas iniciativas estratégicas é estar mais próximo do cliente no trabalho final. Não esperávamos, por exemplo, essa quantidade tão expressiva de inscrições, Foram 539 em todo o Brasil”, enfatiza.
Para Ribeiro, é através dos testemunhos dos projetos inscritos que a empresa consegue identificar quais são as oportunidade de uso e a aplicação dos equipamentos da marca, todos “totalmente” conectados com os princípios de ESG (Environmental, Social and Governance), tanto para a eficiência energética quanto para a parte de segurança ou de um projeto de calibração. “No final das contas as soluções que a Fluke inventa – com a nossa inovação – são impulsionadas pelo cliente. É uma ferramenta muito importante para nós ter essa voz por meio desse prêmio”, destaca.
O prêmio, de acordo com Luiz Ribeiro, é uma maneira de reconhecer a parceria de longa data da Fluke com importantes empresas, bem como técnicos, engenheiros, eletricistas e profissionais de diagnósticos e construção que instalam, reparam e gerenciam equipamentos elétricos e eletrônicos industriais, sempre acreditando no potencial dos equipamentos da marca.
Na categoria “Inovação em Aplicação” , que buscou reconhecer melhora em termo de produtividade ou segurança na execução de determinada tarefa, por meio da aplicação de um equipamento Fluke, venceu a candidatura jurídica efetuada pelo Centro Tecnológico de Metrologia – CTM de São Paulo capital, que com a utilização do equipamento Fluke ScopeMeter 123 e software , tornou possível a redução do tempo habitual do serviço de calibração de impulso atmosférico pela metade.
Já na categoria “Inovação em Projeto”, que teve o intuito de reconhecer um projeto desenvolvido a fim de aperfeiçoar a produção ou aos processos industriais, gerando impacto positivo e mensurável, o Instituto de Tecnologia Eletrometalmecânica do Senai de Maracanaú no Ceará, levou o prêmio por sua candidatura jurídica, cujo projeto resultou na otimização da eficiência energética nas sete unidades do Sesi Cear, com o apoio de diferentes equipamentos , calibrador de processos e software da Fluke.
Além disso, o profissional Wanderson Reis da Silva Rocha, de Betim, Minas Gerais, também foi premiado através de sua candidatura como pessoa física na categoria “Inovação em Sustentabilidade”, que visou valorizar ações com foco em sustentabilidade ou impacto social. A candidatura do profissional ganhou destaque por focar na geração de energia renovável, utilizando equipamentos como IRR1-SOL e alicate amperímetro Fluke para medição de irradiação solar em instalações de usinas geradoras de energia fotovoltaica.