Uma das mais importantes do Brasil, Usina Hidrelétrica Ilha Solteira comemora 50 anos

Uma das maiores e mais importantes usinas hidrelétricas do País, a Usina Ilha Solteira comemora 50 anos nesta terça-feira, dia 18 de julho. Foi nesta data, em 1973, que a primeira unidade geradora entrou em operação. Cinco décadas depois, a UHE Ilha Solteira segue demonstrando sua relevância e seu protagonismo ao liderar, ao lado da UHE Jupiá – ambas administradas pela CTG Brasil –, um projeto de modernização avaliado pela companhia como algo sem precedentes na história do setor elétrico brasileiro.

Ao todo, serão destinados R$ 3 bilhões em investimentos para instalação, substituição e reforma das 20 unidades geradoras de Ilha Solteira e 14 de Jupiá, bem como na adequação dos sistemas existentes – só em 2023 o investimento previsto para o programa é de R$ 228 milhões. O objetivo da modernização é aumentar a disponibilidade e confiança das operações e garantir a eficiência da geração de energia pelas próximas décadas.

“Vamos entregar à sociedade brasileira dois ativos novos, modernos e com vida útil para operar com disponibilidade e segurança ao menos pelos próximos 30 anos”, conta César Teodoro, diretor de Engenharia da CTG Brasil.

Também como parte do projeto de modernização, a CTG Brasil inaugurou na UHE Ilha Solteira, recentemente, seu novo Centro de Operação da Geração (COG). Apelidada de “cérebro”, a estrutura monitora as 12 usinas hidrelétricas e outras duas pequenas centrais hidrelétricas da empresa, que juntas totalizam 70 unidades geradoras.

História

Localizada no Rio Paraná entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS), e com capacidade instalada de 3.444 MW, a UHE Ilha Solteira, em conjunto com a UHE Jupiá, compõe o quarto maior complexo hidrelétrico do Brasil.

Durante a construção, iniciada em 1968, milhares de trabalhadores de diversos lugares do Brasil foram deslocados para a região, formando a vila que daria origem à atual Estância Turística de Ilha Solteira.

Números e curiosidades da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira

· O nome da Usina é uma referência direta a uma ilhota localizada à jusante da barragem, no rio Paraná;

· 3,6 milhões de m³ de concreto foram utilizados na construção da Usina, suficientes para construir 45 estádios de futebol do tamanho do Maracanã;

· Com uma barragem de 5,6 km de extensão e um reservatório capaz de armazenar 21 bilhões de m³ de água, a Usina Ilha Solteira poderia abrigar seis Baías de Guanabara, no Rio de Janeiro;

· Com 3.444 MW de capacidade instalada e 10.055.450,35 MW gerados só em 2022, a UHE Ilha Solteira gera em média energia suficiente para abastecer uma cidade de 3,4 milhões de habitantes.

Fonte: CTG Brasil.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: Energy Summit 2024
Data: 17/06/2024
Local: Rio de Janeiro/RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: ENASE
Data: 19/06/2024
Local: Hotel Windsor Oceânico - Rio de Janeiro (RJ)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Nordeste
Data: 07/08/2024
Local: Recife - PE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: CINASE
Data: 14/08/2024
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Olinda (PE)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.