Tributo a Erling Hesla – Um engenheiro de Análise de Sistemas de Grande Quilate – Exemplo Vida

Homem de terno e gravata e óculos

Descrição gerada automaticamente

Erling Hesla nasceu em Regina, Saskatchewan, no Canadá, em 23 de setembro de 1923. Faleceu em 18 de maio de 2023 em Seattle, Washington, EUA. Sua mãe, Pauline Hesla, era norueguesa e viveu no Canada. Seu pai, Oscar Hesla, nasceu na Dakota do Sul. Erling vivia na cidade de Edmonds, no estado de Washington. Sua esposa Viola faleceu antes dele. Erling deixou dois filhos: Erik Hesla e Paul Hesla. Tinha muitos amigos. Conheci três: Julie, Jim e Bob Giese.

Muitas pessoas passam por este mundo, porém, poucas pessoas deixam contribuições e legados em suas áreas profissionais, e menos pessoas ainda, deixam uma estrada de luz por onde andam.

Erling Hesla foi uma dessas poucas pessoas que deixaram um legado gigante na área profissional, sendo um membro atuante do IEEE (Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos americano), e o que mais gostava de fazer, era auxiliar a todos que o cercavam.

Seguiu sua escalada dentro dessa sociedade, iniciando como Membro, Membro Sênior, Membro Fellow and Life Fellow. Menos de 2% dos membros se tornam membro Fellow no IEEE. Menos de 1% dos membros atingem a elevação a Life Fellow Member.

Conheci o Erling em uma Conferência do IAS, se não me engano, em outubro de 2013, quando ia tomar o meu café da manhã. Vi um senhor de cabelos brancos sentado só em uma mesa, o cumprimentei, e ele, com sua aura abrangente, me convidou para sentar-se à mesa. Iniciava-se ali uma grande amizade. Erling foi também meu sócio em nossa empresa ENGEPOWER-USA. Erling tem inúmeros Papers no TIA (Transactions on Industry Applications), sempre muito participativo em quase todas as conferências do I&CPS e IAS.

Erling está no seleto grupo de pessoas que contribuíram sobre o tema “Arco Elétrico e Energia Incidente”. O IEEE possui um prêmio que é atribuída àqueles que prestaram a sua contribuição, que é o prêmio Richard Harald Kaufmann Award. Abaixo a galeria de pessoas que receberam este prêmio. Algumas que tenho uma gratidão pessoal, como o próprio Kaufmann, Walter Huening, Dunki-Jacobs, Baldwin Bridger, mas não os conheci pessoalmente e os que tive a honra de conhecer pessoalmente, como Lowie Powel, David Shipp, John Nélson, Chuck Mozina, Erling Hesla. Lembrando que, dois deles, me nominaram Membro Sênior: David Shipp e Chuck Mozina. E só posso ficar honrado de ainda ter a amizade com o Erling.

O IEEE tinha vários engenheiros com muito conhecimento para compartilhar, então, eles formaram comitês para registrar esses conhecimentos nos chamados “color books”. Erling foi o criador e escreveu a maior parte do “Yellow Book” sobre segurança e manutenção, ele escreveu um capítulo no “Red Book” sobre estimativas, no “Gray Book” escreveu sobre proteção e seletividade. Trabalhou até os seus 98 anos. Exemplo de Vida.

Com certeza deixei de falar uma série de outras atividades que Erling vivenciou, tais como engenheiro, empresário, gerente, supervisor de planta, consultor técnico, assistente de perito em causas legais. Mas o ponto ALTO de Erling Hesla é a de um excelente espírito que habitou aquele corpo, por 98 anos. Eu tenho o Erling comigo como um anjo que passou na terra e na minha vida, para auxiliar a todos aqueles que o cercava. Tenho poucos amigos, mas com certeza, Erling Hesla é um deles. Pessoas como Erling, deixam sua marca no mundo sem fazer alarde. Deixam sua marca no mundo sem querer crescer diminuindo os outros, deixam sua marca pela bondade, humildade e caridade que praticam. Por isso, sentiremos sua falta, enquanto ainda estamos do lado de cá, mas com certeza, nos encontraremos quando estivermos do lado de lá. Um forte abraço, meu amigo!

Autor:

Por Cláudio Mardegan, CEO da EngePower Engenharia. Membro Sênior do IEEE. Membro do Cigrè. [email protected]

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: Energy Summit 2024
Data: 17/06/2024
Local: Rio de Janeiro/RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: ENASE
Data: 19/06/2024
Local: Hotel Windsor Oceânico - Rio de Janeiro (RJ)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Nordeste
Data: 07/08/2024
Local: Recife - PE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: CINASE
Data: 14/08/2024
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Olinda (PE)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.