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A transformação digital – caracterizada pelo advento e avanços da computação, Internet, Word Wide Web e redes sociais – foi e está sendo responsável por gerar mudanças drásticas em diversos âmbitos da sociedade, entre os quais: economia, educação e comunicação. Na área econômica, os setores industrial, comercial e de serviço foram profundamente afetados. A indústria, por exemplo, presenciou uma aceleração na produção por causa da automação, melhorou a distribuição de seus produtos em decorrência de softwares que trazem mais eficiência e assertividade ao processo e também mudou sua relação com o cliente, em razão de plataformas que tornam mais fáceis e ágeis as etapas de comercialização.

Como não poderia deixar de ser, o mercado de materiais elétricos também já respira os novos ares trazidos por uma digitalização cada vez mais marcante. Os setores dessa cadeia, mais especificamente as áreas de produção, distribuição e revendas, vêm empregando de forma cada vez mais natural em seus processos organizacionais plataformas de internet, softwares e aplicativos de smartphones, ferramentas de automação, e redes sociais. Tudo isso com o intuito de incrementar seus processos de distribuição e logística para melhorar a jornada do cliente e aquecer as vendas, fortalecendo os negócios de modo geral e gerando resultados mais rentáveis do ponto de vista financeiro.

A Prysmian, fabricante de cabos de energia elétrica, sente progressivamente a tecnologia mudar a maneira como realiza suas atividades. “A tecnologia é uma aliada em todos os setores, trazendo agilidade, capacidade analítica massiva e, atualmente, somando inteligência artificial em tomada de decisões”, afirma o gerente nacional de vendas da Prysmian, Tiago Souza. Ele destaca a importância da transformação digital para mudar a forma de interação de consumo. “Cada vez mais estamos verificando a quebra de modelos B2C e B2B para uma personalização da venda da forma geral, onde cada indivíduo quer uma experiência agradável nas transações comerciais”, comenta.

O executivo afirma que no segmento elétrico essa transformação é vivenciada especificamente na logística e distribuição com, por exemplo, o uso do marketplace como rede integrada, novos modais e principalmente um acompanhamento digital das etapas de interação de consumo. Conforme Souza, conectada com as mudanças, a Prysmian aprimora algumas de suas plataformas digitais para permitir uma interação mais simples, efetiva e amigável aos parceiros, que contribuem com sua expertise em distribuição e integração de soluções com outros produtos e serviços. Além disso, a Prysmian trabalha na implantação do sistema de acompanhamento Net Promote Score (NPS) como o indicador de satisfação dos clientes. “Ambas as transformações devem alcançar um progresso satisfatório já em 2022”, diz.

Outra estratégia que vem sendo olhada de perto pela Prysmian é a multicanalidade. “Omnichannel é uma tendência mundial e cada país tem sua particularidade cultural e de negócio, mas com certeza é uma evolução que observaremos nos próximos anos”, comenta Souza. Segundo ele, muitos países têm uma matriz de consumo do segmento elétrico acima de 50% com uso digital, o que propicia investimentos maciços nesta área. Neste sentido, a empresa vem mundialmente investindo na digitalização com saneamento e disponibilização de data-base integrado e de padrão informativo mundial, readequações de plataformas de comunicação e de seu ERP, bem como ajustes de portfólio do produto para essa nova realidade. “No Brasil estamos avançando muito nessa direção, respeitando nossos canais de venda”, diz.

A Nortel, fornecedora integral de materiais de Manutenção, Reparo e Operação (MRO), também sente o impacto das transformação digital em sua atuação no mercado. O gerente de marketing da empresa, Fernando Gardiolo, destaca como o avanço tecnológico mudou os “bastidores” da distribuidora, auxiliando bastante com soluções de gestão de estoque, acompanhamento de pedidos, automatização de processos e previsão de demandas. Gardiolo ressalta ainda a contribuição das novas tecnologias para uma gestão de entregas mais eficiente, ao oferecer soluções que trazem mais inteligência, velocidade e precisão.

Uma das atividades que mais sente a influência do avanço tecnológico dos últimos anos, segundo Gardiolo, é a comercial, pois neste contexto de intensa digitalização, os clientes buscam cada vez mais uma experiência que seja pautada pela simplicidade, velocidade e precisão em suas jornadas de compras. Ciente disso, a Nortel procura constantemente encontrar meios que facilitem a relação da empresa com seu cliente.

Gardiolo explica que, em sua jornada, o cliente da Nortel identifica o problema e muitas vezes não sabe qual é a solução mais adequada para a resolução, com isso, busca informações com parceiros ou em ferramentas de busca (como o Google), antes de acionar o revendedor. “Nossa intenção é fazer parte desse processo, apoiando o cliente nesta etapa e ajudando-o a encontrar a solução mais adequada através de produtos que ajudem nesta resolução”, diz.

Para isso, a Nortel recorre a parcerias com empresas com know-how complementares ao seu. “O objetivo com estas ações é criar um ecossistema de soluções, caracterizado pelo trabalho próximo junto a fabricantes e clientes, a fim de entender como podemos nos ajudar para que a jornada fique mais simples para todos”, explica o gerente de marketing.

Entre as tecnologias digitais utilizadas atualmente pela Nortel para realizar os contatos com os clientes, Gardiolo destaca os aplicativos de mensagens como o whatsapp e as plataformas digitais. Segundo o gerente de marketing, a empresa já vem investindo no conceito de omnichannel para conduzir melhores relacionamentos com seu público nos pontos de contato, tornando assim mais agradável a experiência do usuário. Outra estratégia utilizada pela Nortel para entender a jornada completa de seus clientes e transformá-lo em promotores da marca é o NPS. “Utilizamos a métrica de lealdade do cliente como um guia para as nossas ações”, afirma.

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