Terceiro panorama da participação privada na iluminação pública

No dia 28 de março de 2023 foi realizado na cidade de São Paulo o evento de lançamento do terceiro panorama da participação privada na iluminação pública. A ABCIP – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública, fundada no ano de 2017 vem realizando dentro de suas atividades esta pesquisa, avaliação e divulgação dos dados de mercado, acompanhando o crescimento e evolução das PPPs e da melhoria da iluminação nas cidades do Brasil. 

Desde a primeira edição em 2019, do lançamento através de um evento lotado de agentes que atuam neste setor, com as perspectivas se tornando realidade, passamos por um período de pandemia, onde em 2021 foi realizada de forma virtual o lançamento da segunda edição e o tema evoluindo, saindo das apresentações para a realidade da vida nas cidades sendo geridas por meio de PPPs e muitas outras cidades buscando caminhos semelhantes. 

Neste ano, as perspectivas são mais animadoras em função desta trajetória e com a visibilidade prática proporcionando segurança para quem está em fase de estruturação de projetos e posterior licitação.  Com 95 contratos assinados e quase 800 projetos em fase de preparação, o setor mostra no ano de 2023 enormes possibilidades para quem quer investir neste segmento. 

Dos quase 800 projetos que estão em fase de estruturação – estamos falando de mais de seis milhões de pontos de iluminação pública envolvidos –  o que representa atingir quase 70 milhões de pessoas nestas cidades. Entretanto, é preciso ponderar e analisar que os projetos atuais são de cidades de pequeno e médio porte, devido a cidades de grande porte e capitais já terem feito processos anteriormente. Isto representa uma necessidade de atendimento da realidade de cada uma destas cidades em termos de qualificação maior e colocação em prática do aprendizado tido com quem já realizou projetos anteriormente. Os desafios tem sido lidar com os altos deságios praticados nos leilões, entendendo as causas e risco que isto gera, podendo ter como consequência a judicialização para o reequilíbrio econômico financeiro ou riscos quanto a qualidade do serviço. Por outro lado, temos a ampliação do uso das tecnologias como a telegestão e conceitos de cidades inteligentes, as receitas que podem ser geradas em serviços adicionais ao projeto de iluminação e com tudo isso o equilíbrio do projeto ao longo dos anos, até uma nova concessão. 

Neste cenário, o evento de 2023 foi estruturado para que em um dia, de forma presencial e com transmissão por vídeo, fosse possível passar por diversos temas que compõem este panorama da iluminação. 

Inicialmente, foram apresentados pelo Pedro Iacovino, presidente da ABCIP,  os dados gerais do panorama e um vídeo como exemplos de diversas cidades com iluminação modernizada, o que coloca os cidadãos como protagonistas deste processo, afinal iluminamos para as pessoas e o custo deste serviço é pago pelo cidadão. 

O evento seguiu com painéis como: as tendências na modelagem de projetos de PPP, aspectos jurídicos relacionados às PPPs, e por fim, o painel que tive a honra de moderar sobre as fronteiras tecnológicas na iluminação pública e a transição para as cidades inteligentes, falando sobre o futuro das cidades e o que já vem sendo feito para utilizarmos os benefícios das tecnologias disponíveis e futuras. A gravação do evento está disponível no canal da ABCIP no Youtube.

Para os próximos anos, as novas tecnologias e tendências devem ser utilizadas na estruturação dos projetos. A tele gestão 100% e as cidades inteligentes devem ganhar mais espaço, bem como a publicação da revisão da NBR 5101 e a tendência de temperatura de cor mais baixa. Tudo isso deve se tornar realidade, como está previsto para a cidade de Campinas e outras que já entram em fase de execução.

Autor:

Por Luciano Rosito, engenheiro Eletricista, especialista em iluminação e iluminação pública. Professor de cursos de iluminação pública no Brasil e exterior. Palestrante em seminários e eventos na área de iluminação e eficiência energética. Colaborador da Revista O Setor Elétrico. Coordenador de Comissões de Estudo e grupos de trabalho para a criação e revisão de normas técnicas no Brasil junto ao CB03 do COBEI – ABNT. Pesquisador de sistemas de iluminação pública. Ex-coordenador do Centro de Excelência em Iluminação Pública – CEIP de 2006 a 2010. Ex-coordenador da Área de Iluminação do LABELO – PUCRS.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: CIDE
Data: 05/06/2024
Local: Transamerica Expo Center
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Energy Summit 2024
Data: 17/06/2024
Local: Rio de Janeiro/RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: ENASE
Data: 19/06/2024
Local: Hotel Windsor Oceânico - Rio de Janeiro (RJ)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: EXPOELETRICA 2024
Data: 16/07/2024
Local: Centro de Convenções Frei Caneca - 4º andar
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.