Siemens avança na busca de metas ambiciosas de sustentabilidade

A Siemens publicou seu Relatório de Sustentabilidade para o exercício fiscal de 2023, apresentando um forte avanço em várias metas. Desde o ano base de 2019, as emissões de COprovenientes das próprias operações da Siemens foram reduzidas pela metade. Adicionalmente, mais de 90% dos negócios da empresa permitem que os clientes tenham um impacto positivo na sustentabilidade: as tecnologias da Siemens vendidas no exercício fiscal de 2023 ajudarão os clientes a evitar cerca de 190 milhões de toneladas de emissões de CO2, um aumento de cerca de 24% em comparação ao ano anterior.

“Estamos progredindo de forma consistente em direção às nossas metas ambiciosas de sustentabilidade”, afirmou Judith Wiese, Diretora Global de Pessoas e Sustentabilidade e membro do Board da Siemens AG, responsável pelo Brasil. “Estamos efetivamente contribuindo para combater a mudança climática e impulsionando a transformação sustentável de nossos clientes e das economias. A tecnologia é a chave para um futuro sustentável, e são as pessoas que desenvolvem essa tecnologia. Para transformar com sucesso a sociedade e a economia, habilidades focadas em digitalização, tecnologia e sustentabilidade são fundamentais para enfrentar esse desafio”, continuou Judith Wiese.

DEGREE: abordagem 360 graus para meio ambiente, social e governança (ESG)

A Siemens estabelece suas metas ambientais, sociais e de governança (ESG) por meio de sua estrutura estratégica chamada DEGREE, considerando a sustentabilidade em todos os aspectos. A empresa adota uma abordagem holística em seis campos de atuação: descarbonização, ética, governança, uso eficiente de recursos, equidade e empregabilidade — com indicadores-chave de desempenho (KPIs) rigorosos e mensuráveis.

Produtos e tecnologias da Siemens impulsionarão um progresso substancial em sustentabilidade

O portfólio da Siemens está idealmente posicionado como alavanca para impulsionar a descarbonização, a proteção climática global, a melhoria da eficiência dos recursos e a transição para uma economia circular. “Como uma empresa líder em tecnologia, combinamos os mundos real e digital para possibilitar a competitividade, resiliência e, sobretudo, a sustentabilidade de nossos clientes em todo o mundo”, afirmou Eva Riesenhuber, Head Global de Sustentabilidade da Siemens. “Mais de 90% dos negócios da Siemens capacitam os clientes a acelerar suas jornadas de transformação digital e de sustentabilidade, contribuindo para o alcance de suas metas de sustentabilidade”, acrescentou Riesenhuber.

Os produtos e tecnologias da Siemens estão impulsionando progressos substanciais na descarbonização nos setores-chave de infraestrutura, indústria, saúde e transporte, responsáveis por quase três quartos das emissões globais de gases de efeito estufa. No exercício fiscal de 2023, as vendas de produtos e soluções inovadores da Siemens evitarão, ao longo de sua vida útil, cerca de 190 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa, representando um aumento de 24% nas emissões evitadas em comparação ao ano anterior.

Descarbonização e eficiência de recursos: boa posição inicial para metas ambiciosas

A Siemens também está avançando significativamente em sua jornada para alcançar a neutralidade de carbono até 2030. Os grandes investimentos realizados em 2022, especialmente no uso de suas próprias tecnologias, estão surtindo efeito. Por exemplo, a Siemens reduziu pela metade suas emissões de CO2 relacionadas às operações desde o ano base de 2019. Isso a coloca em uma posição inicial sólida para alcançar suas metas ambiciosas. Até o final do exercício fiscal de 2025, a Siemens pretende alcançar uma redução física de 55% nas emissões de CO2 de suas operações e pretende diminuí-las em cerca de 90% até 2030. Ao aderir à iniciativa Science Based Targets (SBTi), a Siemens está alinhada com o principal objetivo do Acordo de Paris, contribuindo para limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius. Além disso, a empresa está aprimorando consideravelmente sua eficiência no uso de recursos: no exercício fiscal de 2023, implementou medidas que resultaram em uma redução de 15% no que foi destinado a aterros em comparação com 2021.

Empregabilidade sustentável como alavanca para uma transformação bem-sucedida

Quando o assunto é aprendizagem estratégica, a Siemens investe com um foco claro em digitalização, sustentabilidade e educação em liderança. A empresa está constantemente aprimorando a aprendizagem, o desenvolvimento de carreira, habilidades e reciclagem profissional para impactar positivamente suas pessoas. A empresa promove uma mentalidade de crescimento e uma cultura inclusiva e capacitadora para apoiar a empregabilidade das pessoas e o sucesso sustentável dos negócios da Siemens. No exercício fiscal de 2023, os colaboradores da Siemens globalmente completaram, em média, cerca de 23 horas de aprendizado digital, duas horas a mais do que no exercício de 2022. Através da plataforma online ‘My Learning World’, todos os colaboradores da Siemens têm acesso a mais de 135 mil ofertas de treinamento internas e externas.

Progresso notável em equidade

Houve avanços significativos na promoção da equidade dentro da empresa. Antes mesmo da meta de 2025, a Siemens aumentou a representação de mulheres em cargos de liderança. No exercício fiscal de 2023, as mulheres ocupavam 31% desses cargos, em comparação com 23% no ano base de 2020. Esse progresso foi impulsionado, entre outras coisas, pelo Programa Global de Equidade da empresa, focado em igualdade de direitos e tratamento equitativo em processos de candidatura e promoções. No geral, as mulheres representavam cerca de 27% da força de trabalho global da Siemens AG no exercício de 2023.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 26/02/2024
Local: CENTRO DE CONVENÇÕES DO CONDADO DE ORANGE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Light+Building
Data: 03/03/2024
Local: Fair Frankfurt
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Sudeste
Data: 06/03/2024
Local: São Paulo - SP
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial
Data: 13/03/2024
Local: Hotel Windsor Barra - RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.