Sendi 2023: o que esperar do maior evento de distribuição da América Latina

Entre os dias 7 e 10 de novembro, o Espírito Santo sediará o 24º Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) 2023, maior evento de distribuição de energia elétrica da América Latina. Com a expectativa de receber mais de 3,5 mil participantes, o Sendi terá uma ampla programação e diversas atividades relacionadas aos temas que envolvem ESG, sustentabilidade, inovação e o mercado de energia.

Tendo como anfitriã a EDP, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica do Espírito Santo, o seminário é organizado pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e acontecerá em uma área de mais de 20 mil metros quadrados, no Pavilhão de Carapina. O local vai abrigar também a ExpoSendi, exposição do segmento de energia que contará com palestras simultâneas de especialistas renomados e apresentação de trabalhos técnicos.

O encontro vai discutir temas relacionados às macrotendências de transformação do setor de energia: digitalização, descarbonização, descentralização e inclusão. Entrarão em pauta conteúdos ancorados em assuntos como ESG, sustentabilidade do negócio de distribuição, contratos de concessão, liberalização do mercado, cliente e inovação.

“A EDP sente-se honrada em ser a anfitriã do maior evento de distribuição elétrica da América Latina, este tradicional evento do setor. Este segmento passa por um momento histórico com a transição energética e a abertura do mercado, mudanças inevitáveis que irão mudar a relação das pessoas com a energia elétrica. No Sendi iremos reunir os principais protagonistas desta evolução e discutir como queremos construir este futuro: um futuro mais elétrico, sustentável e inovador”, ressalta o vice-presidente de Distribuição da EDP, Dyogenes Rosi.

Já o presidente da Abradee, Marcos Madureira, destaca que a longevidade do evento reflete a relevância do setor para o país. “O Sendi 2023 vai proporcionar o encontro do mercado de distribuição de energia elétrica em um único lugar, reunindo as principais empresas, fornecedores, profissionais e especialistas. Esse evento, realizado desde 1962, demonstra a força e a importância do nosso setor no mercado brasileiro”.

Atrações do Sendi 2023

A revista O Setor Elétrico foi uma das convidadas para o evento de lançamento do Sendi, que ocorreu nesta quarta-feira (10) em Vitória/ES. Durante o encontro, foram apresentadas as principais novidades para a 24ª edição do seminário. Confira:

Arena silenciosa

O Sendi 2023 contará com uma programação composta por seis eventos, que acontecerão no mesmo espaço. A começar pelo seminário, com mais de 20 palestras de especialistas que irão debater o futuro do segmento, inovações e tendências, em uma arena silenciosa. Os participantes poderão escolher o conteúdo que querem acompanhar e sintonizar o fone de ouvido na frequência da sua preferência.

Com diversas apresentações ocorrendo simultaneamente, os participantes do Sendi 2023 poderão optar pelo conteúdo que desejam sintonizar em seus fones de ouvido. Imagem: Divulgação.

ExpoSendi

A ExpoSendi reunirá 150 estandes de fornecedores do setor, com foco na geração de negócios e networking. Além da exposição, o espaço abrigará as salas de negociação e será palco da apresentação de mais de 200 trabalhos técnicos sobre as melhores práticas adotadas por empresas do Brasil.

Rodeio dos Eletricistas

Outro destaque vai para o Rodeio Nacional dos Eletricistas, uma competição entre os profissionais do setor elétrico de todo o país. Diferente do tradicional, no qual os peões enfrentam touros e cavalos, neste rodeio, eletricistas e técnicos qualificados se deparam com postes, equipamentos e estruturas que representam uma rede de distribuição de energia elétrica. Neste cenário, o desafio é executar as atividades no menor tempo possível, prezando acima de tudo pela segurança e pela qualidade da entrega ao cliente.

“Com este torneio, o que fazemos é prestar uma homenagem a quem nos é mais caro dentro do segmento de distribuição. Sem demérito algum às outras funções, mas a nossa cara é, sem dúvida nenhuma, o eletricista. Ele está ali, prestando serviço, seja dia ou noite, durante 24 horas e 365 dias, faça chuva ou faça sol”, enfatizou o presidente da Abradee durante sua apresentação na cerimônia de abertura do Sendi 2023.

A 24ª edição do Sendi contará com o retorno do “Rodeio dos Eletricistas”. Imagem: Divulgação.

Hub de inovação

A edição deste ano promove também o desenvolvimento e a inovação no setor energético, com um espaço exclusivo voltado para startups, que poderão apresentar projetos e trabalhos de inovação. Tal oportunidade permitirá que empresas emergentes possam mostrar suas soluções criativas e disruptivas para os principais players do segmento.

Carta de Vitória

Ao final, o Sendi 2023 apresentará a Carta de Vitória, um documento que consolidará as principais questões debatidas durante o evento, principalmente as de natureza institucional e regulatória. Segundo os organizadores do seminário de distribuição, a carta servirá de guia para orientar futuras ações e discussões dentro do setor elétrico e, dessa forma, contribuir para a construção de um sistema mais eficiente, justo e sustentável.

Os números do Sendi 2023

Ainda durante a conversa com a imprensa, os representantes da Abradee e da EDP divulgaram os números que envolvem o Sendi 2023. De acordo com as entidades, serão investidos mais de R$ 20 milhões em infraestrutura em uma área de 20 mil metros quadrados (Pavilhão de Carapina), contando com mais de 150 expositores na ExpoSendi, a apresentação de mais de 200 trabalhos técnicos e a presença de mais de 20 palestrantes de renomes nacionais e internacionais. Além disso, outros R$ 25 milhões devem ser movimentados no setor de turismo do Espírito Santo.

“Um dos objetivos do Sendi é buscar fazer com que temas fundamentais sejam tratados do ponto de vista de trabalhos técnicos, que os diversos fornecedores possam apresentar seus produtos e criar espaços de negócios. Muitas vezes, você tem um fornecedor de serviços que está aqui no Espírito Santo, mas o serviço dele pode interessar a quem está ao Norte ou ao Sul do país. É uma oportunidade para que isso [espaço de negócios] possa ocorrer”, ressaltou Madureira.

O presidente da Abradee, Marcos Madureira, durante evento de abertura do Sendi 2023. Imagem: Marcos Salles/Divulgação Sendi.

Sobre o XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) 2023

Data: 07 a 10 de novembro de 2023.

Local: Pavilhão de Carapina. Rodovia do Contorno, Km 1, s/n – Jardim Carapina – Serra – ES.

Como se inscrever: A área para inscrições será disponibilizada ao longo dos próximos dias, no site do evento.

Espaços na ExpoSendi: Os interessados em expor na ExpoSendi podem preencher o formulário no site do evento ou fazer contato pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (11) 95404-0123.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 26/02/2024
Local: CENTRO DE CONVENÇÕES DO CONDADO DE ORANGE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Light+Building
Data: 03/03/2024
Local: Fair Frankfurt
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Sudeste
Data: 06/03/2024
Local: São Paulo - SP
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial
Data: 13/03/2024
Local: Hotel Windsor Barra - RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.