Rodando o Brasil para informar e capacitar

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e a Huawei renovaram parceria para mais um ano de Road Show Solar. Nessa ação educacional, uma unidade móvel adaptada para oferecer cursos de capacitação sobre energia solar e sistemas fotovoltaicos vai circular por dezenas de cidades, em estados das cinco regiões do País. A iniciativa traz junto Raisen, HDT Energy, Inox-Par, Solar do Brasil, CorSolar, Mott Foundation e DigitalAir.

A carreta-escola abriga uma sala de aula, espaço para workshops e um conjunto de cozinha e lavanderia abastecido por um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real, tendo painéis de energia solar como fonte. Esse espaço da unidade móvel será utilizado para demonstrar a viabilidade prática, no dia a dia, dos sistemas fotovoltaicos.

Na primeira edição do projeto, entre maio de 2021 e abril de 2022, a carreta passou por 68 cidades, em 20 estados e no Distrito Federal, informando e capacitando 2.833 pessoas. Foram 31.179 quilômetros rodados – sete vezes a distância do Oiapoque ao Chuí –, cerca de 1.200 horas de aula e 2.934 kg de alimentos doados pelos alunos e entregues para Fundos Municipais de Solidariedade e instituições assistenciais. 

Este mês de junho marca o início do segundo ano do projeto. O Road Show ABGD Huawei Solar volta para a estrada e deve percorrer cerca de 21 mil quilômetros, passando por mais de 40 cidades em 20 estados e no Distrito Federal, beneficiando mais de 4 mil pessoas. Os interessados em assistir às aulas precisam se inscrever no hotsite do evento, abrigado na página da ABGD – www.abgd.com.br – na qual constam os requisitos para participação e o itinerário da carreta-escola. As inscrições são gratuitas, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Este ciclo do projeto traz novidades quanto ao conteúdo dos cursos. Além do módulo de noções básicas de energia solar, instalação e normas técnicas, há um novo módulo dedicado aos instaladores que já atuam no mercado de sistemas fotovoltaicos. O projeto tem duas componentes fundamentais para a ABGD: promover e defender questões de segurança nas instalações fotovoltaicas junto à sociedade e aos órgãos públicos.

Os objetivos do Road Show são três: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos; e levar conhecimento para regiões de difícil acesso.

Ações como essa são importantes para promover o crescimento estruturado do setor de geração distribuída. Disseminar informação de qualidade sobre os benefícios da geração própria de energia e sobre os cuidados para investir e atuar no setor é uma das missões institucionais da ABGD que, realizada a contento, proporcionará ganhos indiscutíveis para o meio ambiente e para a sociedade.

Autor:

Por Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD)

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 26/02/2024
Local: CENTRO DE CONVENÇÕES DO CONDADO DE ORANGE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Light+Building
Data: 03/03/2024
Local: Fair Frankfurt
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Sudeste
Data: 06/03/2024
Local: São Paulo - SP
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial
Data: 13/03/2024
Local: Hotel Windsor Barra - RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.