Robôs, treinamento de realidade virtual e digitalização do setor elétrico estão entre as novidades da ExpoSendi

A tecnologia é uma das grandes aliadas do setor elétrico em busca de inovação para uma gestão mais inteligente de negócios e para melhorar resultados dentro das empresas. Por isso, ela é destaque em diversos estandes da ExpoSendi 2023, realizada durante o XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), até esta sexta-feira (10). Entre as soluções apresentadas pelos mais de 150 expositores, estão robôs de atendimento, treinamento de eletricistas com realidade virtual e diversas ferramentas para digitalização do setor elétrico.

Algumas das inovações que se destacam na ExpoSendi são os robôs de atendimento, de telepresença, além do cão robô, atração à parte pelo entretenimento. O desenvolvedor da Pluginbot Vinicius Ribeiro explicou que a empresa monta uma inteligência artificial para que o robô execute uma função ou serviço que faça sentido para a empresa.

“A ideia é que uma pessoa, mesmo não sendo desenvolvedora ou não tendo conhecimento profundo na área de TI, consiga por meio da nossa plataforma definir os comandos do robô, deixando-o customizado, de forma simples, de acordo com a necessidade da empresa. O robô de atendimento, por exemplo, pode estar na recepção de uma organização, para auxiliar nas principais dúvidas dos clientes dessa empresa”, explicou Ribeiro, ao lado do coordenador do grupo Provider, que trabalha com parceiros, como a Pluginbot e a Taas, que desenvolvem robôs e softwares para atendimentos.

Outra ferramenta que tem chamado a atenção dos congressistas na ExpoSendi é um treinamento de eletricistas desenvolvido pela Celesc com uso de realidade virtual. A tecnologia se consolidou como uma grande aliada de profissionais de diversas áreas.

“No Estúdio RV Celesc, o recurso mais importante é a imersão digital com os elementos reais nos diferentes cenários, onde torna-se possível simular procedimentos, vivenciar a realidade e repassar uma grande quantidade de conhecimento em um curto espaço de tempo”, destaca Eduardo Soldateli, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho e coordenador do projeto.

O treinamento conta com óculos de imersão em realidade virtual, além de roupa anti-chamas, botas, luvas isoladoras, talabarte e o cinto de ferramentas, que completam o equipamento necessário para deixar o cenário ainda mais próximo da experiência real. O ambiente imersivo, que combina elementos físicos e virtuais, é capaz de simular 14 cenários diferentes e em cada um deles é possível configurar condições climáticas, agravantes técnicos e utilização de equipamentos, por exemplo.

Outro destaque vai para as soluções de digitalização do setor elétrico apresentadas pela Huawei, por meio das smart grids (redes inteligentes).  “A Huawei conta com a tecnologia de telecomunicações, que vai possibilitar o smart grid, onde se tem a conectividade de todos os elementos da parte elétrica com a central de monitoramento, uma comunicação entre os elementos para ter gerenciamento da rede. Após uma tempestade, como ocorreu em São Paulo, por exemplo, e deixou vários locais sem energia, é essencial entender onde estão os pontos de falhas, problemas. Com essa inteligência, é possível localizar esses pontos e resolver de forma mais rápida, trazendo benefícios aos consumidores de energia. Todos os elementos precisam ter conectividade em uma central de monitoramento para que você possa tomar decisões”, explica o gerente de produtos da empresa Paulo Murakami.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: CIDE
Data: 05/06/2024
Local: Transamerica Expo Center
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Energy Summit 2024
Data: 17/06/2024
Local: Rio de Janeiro/RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: ENASE
Data: 19/06/2024
Local: Hotel Windsor Oceânico - Rio de Janeiro (RJ)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: EXPOELETRICA 2024
Data: 16/07/2024
Local: Centro de Convenções Frei Caneca - 4º andar
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.