RGE comemora sucesso do evento itinerante na rede pública do RS sobre uso consciente e sustentável da energia

Idealizado pela concessionária distribuidora de energia elétrica RGE – Companhia Rio Grande Energia S.A, pertencente ao grupo CPFL Energia, o Festival Energia em Jogo é promovido junto ao Instituto Crescer e faz parte do programa educacional “RGE na Escolas” por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da ANEEL, que reúne diversas iniciativas de educação e aprendizado, com estratégias que culminam em um consumo consciente de energia. Inicialmente, o projeto é voltado para as escolas da rede pública do Rio Grande do Sul, mas trabalha com a possibilidade de se expandir para outros estados.

O festival promove ações educativas nas escolas do Ensino Fundamental (5° ao 9° ano), difundindo uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável por meio de ações de mediação cultural e arte-educação. Desde março de 2023, as escolas recebem a equipe de oficineiros do festival para atividades capazes de promover mudanças de hábitos de consumo de energia entre educadores, alunos e suas famílias.

Até o momento, seis escolas do estado foram impactadas, totalizando 2.300 pessoas da comunidade escolar e, consequentemente, toda a população do entorno.  A meta é que o projeto seja realizado em 11 escolas públicas do estado até o final de 2023.

Momento de criação na oficina “maker“. Imagem: Divulgação.

Durante a passagem do festival nas cinco primeiras cidades, os participantes puderam inscrever-se em oficinas de redes sociais e produção de conteúdo; eficiência energética; processos criativos; artes visuais; música; produção cultural e maker (engenhocas); ensinando de forma lúdica como fazer o uso consciente da energia e desenvolver soluções criativas e sustentáveis, além de aprender mais sobre energias renováveis.

A equipe do projeto acredita em processos de construção de conhecimentos pela experiência, e o Festival Energia em Jogo movimenta o universo escolar com novas metodologias educacionais. Essa interação permite que os alunos se tornem multiplicadores da temática da eficiência energética, mesmo quando o festival vai embora.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.