Relatório inédito mostra práticas ESG na distribuição de energia

A publicação editada pela Abradee apresenta ações das distribuidoras de energia para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Entrega de energia renovável a comunidades isoladas, investimentos em tecnologia e eficiência energética, melhorias no atendimento ao cliente, inclusão social, cuidado com o meio ambiente, conscientização sobre a segurança com a rede elétrica e tudo o que envolve uma transição energética justa. Espalhadas por todo o Brasil, as principais iniciativas sociais, ambientais e de governança (ESG, na sigla em inglês) do segmento de distribuição estão listadas na primeira edição do Relatório de Sustentabilidade do Segmento de Distribuição publicada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) no último mês. 

Segundo a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Abradee, Cristina Garambone, foi realizado um intenso trabalho durante o ano de 2023 para mapear e acompanhar os projetos das associadas de acordo com os ODSs, e os efeitos proporcionados ao meio ambiente, ao consumidor e aos trabalhadores das empresas.

“O que a gente pretende com o relatório de sustentabilidade do segmento é visibilizar esse trabalho. Porque a sustentabilidade tem a ver com transparência e parceria com os stakeholders. Então, quando mostramos as nossas ações, estratégias e oportunidades de melhoria, também damos a oportunidade de os stakeholders colaborarem com essa nossa estratégia”, explica Cristina.

O relatório mostra que as iniciativas ESG vão além do investimento em fontes renováveis de energia. É preciso observar os esforços realizados sob uma ótica mais ampla da sustentabilidade. É todo um trabalho pelo desenvolvimento sustentável do país, por uma transição energética justa, que alcance todos os brasileiros de forma isonômica.

Por isso, a publicação trata a sustentabilidade em perspectiva ampliada, pensando em como os segmentos se relacionam e na interação do consumidor com essa cadeia produtiva. Destacam-se algumas pautas relevantes e que influenciam diretamente o equilíbrio do sistema, como a geração distribuída, o mercado livre de energia e os subsídios. 

A publicação também constrói, a partir de uma metodologia 360º, a materialidade do segmento de distribuição com a definição dos 14 temas materiais prioritários para a agenda sustentável. 

O teor educativo do relatório também se mostra com explicações sobre a composição tarifária, o funcionamento do Sistema Interligado Nacional (SIN) e os números da distribuição de energia no país. Além disso, os casos apresentados pelas associadas da Abradee contemplam todas as frentes do desenvolvimento sustentável. 

Foto por: Escola de Notícias_Pedro Paquinho

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: FEICON
Data: 02/04/2024
Local: São Paulo Expo
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: UTC América Latina
Data: 09/04/2024
Local: Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro (RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Intersolar Summit Brasil Nordeste
Data: 10/04/2024
Local: Centro de Eventos do Ceará
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: T&D Energy 2024
Data: 17/04/2024
Local: Novotel Center Norte - São Paulo (SP)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.