Rede Favela Sustentável apresenta estudo sobre eficiência energética nas comunidades durante reunião na ANEEL

Rede Favela Sustentável apresenta estudo sobre eficiência energética nas comunidades durante reunião na ANEEL

Na última segunda-feira (27), a Rede Favela Sustentável (RFS), idealizada e gerenciada pela Comunidades Catalisadoras (ComCat), apresentou para a  Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) o resultado do estudo “Eficiência Energética nas Favelas”. A pesquisa, realizada em 2023, delimitou o perfil de consumo e os impactos da eficiência energética por meio de entrevistas com famílias que moram em 15 comunidades da região metropolitana do Rio de Janeiro. A pesquisa é resultado do curso ‘Pesquisando e Monitorando a Justiça Energética e Hídrica nas Favelas’, realizado pela RFS e pelo Painel Unificador de Favelas (PUF).

O estudo trata da pobreza energética em áreas urbanas do Rio de Janeiro, considerando as especificidades e desafios de cada comunidade, analisa questões relacionadas ao acesso à energia elétrica e qualidade do fornecimento, à quantidade de famílias que tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica e à eficiência energética nas favelas, com destaque para a geração distribuída de interesse social. O objetivo é proporcionar autonomia e sustentabilidade às comunidades.

Durante a reunião, foi destacado o trabalho da ANEEL nos últimos anos em prol da eficiência energética, já que ao longo desses últimos 14 anos foram cerca de R$ 8 bilhões investidos no setor elétrico para a eficiência, sendo que quase 50% dos recursos foram direcionados aos consumidores de baixa renda. Também houve desenvolvimento de pesquisas sobre o tema e projetos no âmbito educacional, como a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, para incentivar os alunos a consumir energia elétrica de forma eficiente.  

Durante o evento, a delegação da RFS, formada por 19 mobilizadores de favelas e sete aliados técnicos, apresentou exemplos vividos pelos moradores e pesquisadores do coletivo, além de soluções desenvolvidas por mobilizadores locais, como projetos com energia solar, teto verde e biossistema.

Perfil do consumo dos moradores das comunidades do Rio de Janeiro

Para a elaboração do estudo, foram entrevistadas cerca de 1.156 famílias sobre a relação da energia com a pobreza e a desigualdade social. Estima-se que 55% das pessoas entrevistadas para a pesquisa vivem abaixo da linha da pobreza e 31% foram consideradas em situação de pobreza energética, já que  boa parte  do orçamento familiar fica comprometido com o pagamento da conta de luz. Além disso, 68,7% dos entrevistados disseram não conhecer a Tarifa Social, sendo que 59,55% atendem ao critério de renda para ter acesso ao benefício.

Rede Favela Sustentável apresenta estudo sobre eficiência energética nas comunidades durante reunião na ANEEL

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: ENASE
Data: 19/06/2024
Local: Hotel Windsor Oceânico - Rio de Janeiro (RJ)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Nordeste
Data: 07/08/2024
Local: Recife - PE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: CINASE
Data: 14/08/2024
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Olinda (PE)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Norte
Data: 11/09/2024
Local: Manaus - AM
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.