Recorde de público e participações técnicas marcam a 27ª edição do SNPTEE

Com recorde de público e de expositores, a 27ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), realizado pelo CIGRE-Brasil, marca o ano em que a Eletrobras Eletronorte, anfitriã do encontro em 2023, completa 50 anos de história. Essa foi a maior edição do evento, que é líder na América Latina e o segundo a nível mundial.

Ao longo dos quatro dias de seminário, realizado entre 26 e 29 de novembro, mais de cinco mil participantes circularam pelo Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasíilia (DF). O público também pôde acessar a ExpoSNPTEE, exposição que contou com mais de 120 marcas nacionais e internacionais representadas nos estandes.

Parceira do SNPTEE, a Revista O Setor Elétrico marcou presença no evento, contando com um espaço exclusivo, onde foi possível apresentar aos visitantes todo o catálogo de produtos e serviços do Grupo O Setor Elétrico, responsável pela edição da publicação mensal e pela realização de eventos tradicionais no segmento, além de contar com o Instituto O Setor Elétrico, braço educacional do Grupo.

De olho no futuro

Os fóruns especiais promovidos ao longo da programação – como o Fórum de Mulheres, de CEOs, e o Fórum Acadêmico – trouxeram suas considerações obtidas a partir dos debates, mirando o futuro do setor elétrico, dentro do contexto das demandas por modernização, diversidade, inovação, digitalização e novas tecnologias, além do tema central, a transição energética.

“A digitalização, sobretudo na distribuição, e a inserção maciça de novas tecnologias como oportunidade para aprimoramento dos sistemas elétricos também são questões relevantes para as lideranças do setor. A regulação terá de avançar com agilidade, para atuar como facilitadora (e não detratora) da inserção de novas fontes e tecnologias e para trazer segurança aos investimentos em P&D. A renovação de concessões é outro ponto central para o futuro da cadeia de geração, transmissão e distribuição de energia. Há ainda o desafio da qualificação profissional e da falta de mão de obra especializada. Programas de formação e treinamento são prementes para a transferência de conhecimento sobre tecnologias tradicionais e para o desenvolvimento das novas habilidades necessárias atualmente”, destacou o Fórum de CEOs em suas considerações finais.

A anfitriã desta edição do seminário, Eletrobras Eletronorte, representada pelo diretor-presidente Antonio Augusto Pardauil, agradeceu a oportunidade de realizar o SNPTEE, salientando a importância das discussões técnicas para o futuro do setor, com ampla diversidade de participação.

Pardauil fez a entrega de placa trazendo forte simbolismo de Brasília – o ipê amarelo, representando a “passagem de bastão” para o próximo anfitrião do evento, o diretor-presidente da Eletrobras Chesf, João Henrique de Araújo Neto. O diretor-presidente do CIGRE-Brasil, João Mello, também agradeceu a oportunidade e cumprimentou a Chesf pela realização da próxima edição do SNPTEE, em 2025 em Recife-PE.

Premiação e menção honrosa

Dentre os participantes dos 16 grupos de estudos técnicos temáticos que apresentaram trabalhos inscritos no SNPTEE, houve a premiação para homenagear as melhores apresentações, com menções honrosas de 1º ao 3º lugar. O momento foi de comemoração e alegria entre os homenageados.

O design dos troféus reflete a imagem Brasília, com inspiração nas obras do artista Athos Bulcão, uma das principais referências artísticas da Capital Federal. Cada grupo de estudo também apresentou suas constatações técnicas, que refletem as contribuições dos debates para o avanço do setor elétrico nacional. As apresentações do New Generation Network (NGN) realizadas no seminário por jovens membros do CIGRE também tiveram seu espaço nas homenagens.

Este ano, o SNPTEE também bateu recorde de trabalhos inscritos que foram apresentados durante as sessões simultâneas.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 26/02/2024
Local: CENTRO DE CONVENÇÕES DO CONDADO DE ORANGE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Light+Building
Data: 03/03/2024
Local: Fair Frankfurt
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Sudeste
Data: 06/03/2024
Local: São Paulo - SP
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial
Data: 13/03/2024
Local: Hotel Windsor Barra - RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.