Programa de eficiência energética PotencializEE projeta economia de 7.267 GWh e redução de 1,1 milhão de toneladas de CO₂ até 2024

Com foco em pequenas e médias indústrias do Estado de São Paulo, de 11 segmentos de mercado, o programa PotencializEE de eficiência energética voltado para a indústria brasileira, projeta uma economia de 7.267 GWh no consumo de energia – maior que o consumo anual de energia elétrica de todo o Distrito Federal – e a redução de emissões de 1,1 milhão de toneladas de CO₂ equivalentes, até 2024. 

Segundo resultados de iniciativas similares, como o Brasil Mais Produtivo, o programa pode proporcionar uma economia para essas pequenas e médias indústrias de 25%, em média. 

Dentre as 785 indústrias cadastradas até o mês de novembro de 2021, 165 delas já estão recebendo o apoio técnico do programa na etapa do diagnóstico energético para preparar a implementação de projetos de eficiência energética. Dessas, 25% são da área de metalurgia e produtos metálicos, 17% de alimentos e bebidas, 12% de plástico e borracha, além de 10% de máquinas e equipamentos e também de automóveis e peças. Há ainda indústrias dos setores têxtil, química e farmacêutica, cerâmica e vidro, eletroeletrônicos, gráfica, minerais não metálicos e papel e celulose.

A meta do programa PotencializEE é atender 1 mil empresas até 2024 com diagnósticos e implementar 425 projetos de eficiência energética. Na etapa de diagnóstico, os especialistas do SENAI-SP, parceiro técnico do programa, fazem um estudo detalhado das instalações da indústria e identificam oportunidades de eficientização, ou seja, quais medidas poderiam ser tomadas para reduzir o consumo energético daquela planta. 

Essas medidas vão desde ações simples como a identificação de pequenos vazamentos de ar, por exemplo, que acabam desperdiçando energia ou mesmo a recuperação de calor residual, aproveitamento de energia solar térmica, bem como a troca de caldeiras, motores e outros equipamentos, dependendo de cada caso.

No total, estão previstas mais de 150 horas de trabalho dos especialistas do SENAI-SP nas empresas que quiserem realizar um projeto de eficiência energética.

Realidade brasileira

A indústria brasileira responde por mais de 32% do consumo final de energia e quase 40% da eletricidade consumida no Brasil. Equipamentos presentes no dia a dia dessas instalações industriais, como motores, bombas e compressores impactam a demanda de energia, assim como os requisitos do sistema elétrico. Enquanto países com grande destaque na área de eficiência energética, como Alemanha, França, Japão e Reino Unido estão reduzindo o consumo de energia na área industrial, o Brasil tem um longo caminho a seguir. 

De acordo com o ranking do ACEEE (Conselho Americano para uma Economia de Energia Eficiente), que avalia a eficiência energética dos 25 países que mais consomem energia no mundo, o Brasil ocupa a 19ª posição. Na categoria indústria, o Brasil segue na mesma posição, pontuando apenas 9 em uma escala que vai até 25 pontos e atrás de outros países em desenvolvimento, como México e Índia.

Para o diretor do Programa PotencializEE no Brasil, Marco Schiewe, uma das explicações é que esse tipo de investimento no país é relativamente recente:

“O Brasil teve um investimento considerável em eficiência energética no setor residencial nas últimas décadas, com substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED e eletrodomésticos mais eficientes. Mas, quando falamos da indústria brasileira e, em especial, as pequenas e médias, esse é um movimento que ainda está no início. Devemos entender, porém, que este é um assunto que deve ser tratado com total atenção, já que, além dos benefícios ambientais, a eficiência energética contribui para a competividade do país e também para a manutenção de empregos sustentáveis no setor produtivo e geração de novos empregos em empresas fornecedoras de soluções tecnológicas”, afirmou.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 26/02/2024
Local: CENTRO DE CONVENÇÕES DO CONDADO DE ORANGE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Light+Building
Data: 03/03/2024
Local: Fair Frankfurt
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Sudeste
Data: 06/03/2024
Local: São Paulo - SP
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial
Data: 13/03/2024
Local: Hotel Windsor Barra - RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.