O Programa de Inovação em Hidrogênio Verde iH2Brasil abriu inscrições para a sua terceira edição. A iniciativa é voltada para estudantes, pesquisadores, entusiastas e startups com soluções inovadoras em energias renováveis com uso do hidrogênio verde. O prazo de inscrição das startups começa em 20 de março e vai até 27 de abril.
Visando fortalecer o ecossistema brasileiro de hidrogênio verde, o iH2Brasil é realizado pela Aliança Brasil-Alemanha pelo Hidrogênio Verde (iniciativa do projeto H2Brasil da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável) e implementado pela GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH) e pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil (MME), com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).
A iniciativa, criada em 2021, já contou com edições nas categorias de Pesquisa e Desenvolvimento, Startups e Entusiastas. Nos dois primeiros ciclos de aceleração, foram selecionadas 16 startups. Neste ano, outras oito serão nomeadas na terceira e última edição do programa, somando, ao todo, 24 empresas beneficiadas.
“Nosso foco com o programa, principalmente em 2023, é disseminar o tema hidrogênio verde, para ajudar a educar ainda mais o público sobre o assunto e fomentar, cada vez mais, o mercado brasileiro sobre seus benefícios. Hoje, o que mais buscamos são soluções voltadas à logística de H2V, com abordagem em toda a cadeia de valor”, afirma o coordenador do Componente Inovação Hidrogênio Verde do projeto H2Brasil, Bernd dos Santos Mayer.
Os interessados em se inscrever na categoria “Entusiastas” precisarão passar por um Hackathon com 12 horas de duração, entre os dias 28 e 30 de março, e terão de apresentar soluções que impactam a sociedade e o mercado de energia sustentável. A avaliação será realizada por uma banca composta por especialistas do mercado, e o resultado será informado em meados de junho. As inscrições e leitura do edital podem ser feitas no Portal de Hidrogênio Verde.