PortugueseEnglishSpanishGerman

Os bons ventos dos Certificados de energia renovável

Começo esse artigo com uma boa notícia sobre os Certificados de Energia Renovável: não apenas
o mercado de Certificados está crescendo, como o Brasil também está se destacando no mercado
global. O número de usinas brasileiras com Certificados de Energia Renovável é cada vez maior.

No final de 2018, tínhamos 53 usinas registradas e iniciamos o ano de 2020 com 110 usinas. Isso faz com que o Brasil ocupe hoje a liderança na plataforma I-REC, o International REC Standard (I-REC), sistema global que possibilita o comércio de certificados de energia renovável. Nossas usinas certificadas na plataforma somam mais de 7.000MW.

Outra forma de medir o que vem acontecendo com o mercado de certificados é avaliar os números das emissões de certificado renovável. Em 2018, emitimos pouco mais de 300 mil certificados. Em 2019, esse número foi de 2 milhões, sendo que aproximadamente três em cada quatro certificados emitidos são de fonte eólica.

Vale explicar que mesmo sendo primeiros em números de usinas certificadas na plataforma I-REC, em números de certificados emitidos, ficamos atrás da China, que até setembro do ano passado, por exemplo, já tinha emitido 8 milhões de RECs. Estes dados que estou mencionando são fornecidos pelo Instituto Totum, emissor local de RECs no Brasil, credenciado pela organização mundial I-REC Services.

O Programa de Certificação de Energia Renovável, por sua vez, foi criado pela Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) e pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), e já conta com apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Quando olhamos a plataforma I-REC, há um ponto interessante a considerar: as eólicas representam a fonte que mais tem empreendimentos certificados: são 161 usinas eólicas de todos os 23 países participantes. Na sequência, temos 110 usinas de fonte hídrica, 84 de solar e 22 de biomassa. Isso mostra que além dos Certificados estarem crescendo, este é um mercado que casa perfeitamente com o negócio da energia eólica e as empresas do setor tendem a se aproximar cada vez mais deste assunto.

E, para isso, precisam passar pelo processo de certificação para que possa emitir RECs e vendê-los. E também no processo de certificação há novidades. Além do certificado da energia em si, que já é renovável, alguns consumidores também se interessam em saber os benefícios socioambientais decorrentes daquela fonte de energia limpa – aí entra a Certificação REC Brazil. Os critérios utilizados no REC Brazil para o registro são diretamente ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assim, a empresa compradora sabe a quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aquele empreendimento atende: incentivo à educação, preservação da fauna e flora, preservação dos rios e mares, redução da pobreza, dentre outros. Esse é chamado um REC com garantia de sustentabilidade.

No site do Programa www.recbrazil.com.br, é possível ter informações detalhadas sobre todo o processo e como é feita a compra e venda verificadas, em ambiente certificado, de acordo com as legislações vigentes que normatizam este sistema. O crescimento do interesse pela certificação e compra dos RECs sinaliza que as empresas estão preferindo consumir energia renovável e, ao mesmo tempo, mostra o compromisso com a mudança de comportamento energético.

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

Próximo Evento

Evento: CURSO Projetos de subestações de média e alta tensão
Data: 07/02/2022
Local: Online
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: CURSO Proteção e seletividade em cabines MT
Data: 21/02/2022
Local: Online
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: CURSO Aterramento de Subestações e LTs
Data: 07/03/2022
Local: Online
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: T&D Energy
Data: 15/03/2022
Local: HOTEL BLUE TREE MORUMBI
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.