ONS toma medidas preventivas devido à chuva no Rio Grande do Sul

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acompanha de perto os desdobramentos das fortes chuvas no Rio Grande do Sul e, especialmente, os efeitos na operação do Sistema Interligado Nacional (SIN). O monitoramento excepcional seguirá em regime especial até a normalização da situação no estado. Suas atividades incluem o acompanhamento dos reservatórios, em especial aquelas da bacia do Rio das Antas e do Rio Jacuí, para determinar ajustes de defluência, e de instalações como subestações e linhas de transmissão.

O nível do reservatório da UHE Dona Francisca chegou próximo ao seu nível máximo, exigindo que o Operador e os agentes adotassem medidas para mitigar o aumento do nível d´água do reservatório. O Operador também acompanha a situação da UHE Passo Real, cujo nível do reservatório está com uma elevação significativa, com a necessidade de aumento da defluência.

Em relação a usina 14 de julho, foi confirmado o rompimento de parte da estrutura lateral da barragem da usina. O ONS acompanha a situação junto com a Companhia Energética Rio das Antas – CERAN, responsável pela usina.

Com relação à infraestrutura do SIN, foi necessário o desligamento, em 1° de maio, da Subestação Nova Santa Rita 525/230 kV, por questões de segurança dos profissionais e equipamentos, em função do alagamento de seu pátio. 

Dado o cenário atual da região, foram canceladas todas as intervenções programadas para iniciar no dia 02/05 que impactam o Rio Grande do Sul. Além disso, foi determinado o retorno de todos os equipamentos sob intervenção no estado. As decisões visam manter a segurança em regime normal de operação do SIN no estado e, dessa forma, minimizar os riscos de corte de carga em situações de contingências.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: FEICON
Data: 02/04/2024
Local: São Paulo Expo
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: UTC América Latina
Data: 09/04/2024
Local: Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro (RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Intersolar Summit Brasil Nordeste
Data: 10/04/2024
Local: Centro de Eventos do Ceará
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: T&D Energy 2024
Data: 17/04/2024
Local: Novotel Center Norte - São Paulo (SP)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.