ONS confirma retorno à operação da UHE 14 DE Julho

Ação foi coordenada pelo Operador e realizada em conjunto com a Companhia Energética Rio das Antas

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Companhia Energética Rio das Antas (CERAN), responsável pelo ativo, retomaram na quinta-feira (20/06) a operação da UHE 14 de Julho, localizada no Rio das Antas. A usina estava indisponível desde o dia 01/05, em virtude das fortes chuvas no RS, que causaram o rompimento parcial do trecho direito da barragem.

A geração de energia do ativo foi retomada em uma operação especial, enquanto não forem concluídos os reparos na barragem que ficou parcialmente danificada por conta das cheias no Sul. A queda mínima operativa passou a ser de 19m, ante os 28 m de projeto. Desta forma a geração máxima por unidade geradora (duas no total) passou de 51,8 MW para 17 MW.

A retomada de operação da usina amplia a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) no atendimento às demandas de carga do estado, num momento no qual parte da infraestrutura do SIN na região ainda segue afetada pelos impactos das fortes chuvas.

Dos ativos da rede impactados pelo evento já retornaram à operação dezenove linhas de transmissão, oito transformadores e duas usinas. Além disso, seis linhas temporárias (uma de 525 kV e cinco de 230 kV) foram energizadas aproveitando trechos de linhas existentes, mas sem condição de operar em sua forma original. Seguem fora de operação dezesseis linhas de transmissão, seis transformadores e duas usinas. 

Com informações obtidas por ONS.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.