ONS apresenta as evoluções da operação do sin, incluindo a agenda de sustentabilidade, em seu relatório anual 2023

O documento destaca temas como o novo Planejamento Estratégico, a transformação energética e a aproximação com a sociedade

om o objetivo de reportar e dar visibilidade aos principais desafios, ações e resultados de 2023, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS lança seu Relatório Anual referente ao ano em que completou 25 anos de atuação, demonstrando a relevância da Organização para o setor elétrico e para toda a sociedade, de forma transparente e objetiva.

Confira a íntegra do Relatório Anual ONS 2023, bem como as Demonstrações Financeiras e o parecer do Conselho Fiscal.

Na abertura do Relatório, a presidente do Conselho de Administração, Solange Ribeiro, afirma que “é inspirador ver como o ONS evoluiu ao longo das últimas duas décadas, coordenando e operando um sistema interligado cada vez maior, mais complexo e em constante adaptação, diante das mudanças do perfil da carga e composição da matriz energética”.

Um dos principais marcos de 2023, detalhado no documento em questão, foi a ocorrência de 15 de agosto, que afetou o fornecimento de energia elétrica em todos os estados. O diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, relembra o fato em sua mensagem no Relatório: “a expertise humana e tecnológica que acumulamos em 25 anos foi posta à prova nesta perturbação de grande porte, que causou a interrupção de quase 23 mil MW (do total de 73 mil MW que estavam sendo atendidos no momento). Atuamos imediatamente para recuperar a perda de carga e restabelecer a normalidade em todas as regiões, cerca de duas horas desde o início da ocorrência”.

Seguindo o movimento iniciado em 2022, mais uma vez o Operador reúne em um só documento as informações que anteriormente eram apresentadas no Relatório de Administração juntamente aos avanços da agenda ASG (Ambiental, Social e de Governança) de maneira transversal e utilizando os indicadores da Global Reporting Initiative (GRI) – referência global para relatos de desempenho em sustentabilidade.

Destaques do Relatório

O Relatório foi estruturado em 6 capítulos. Na apresentação, foi destacado o Planejamento Estratégico 2025-2027, que reúne 14 objetivos estratégicos, voltados para quatro perspectivas específicas: resultados, partes interessadas, processos internos e capacidades organizacionais. E pela primeira vez, todo o processo foi realizado internamente, de forma colaborativa e transversal.

Os três últimos capítulos reúnem as iniciativas dos pilares da estratégia ASG do Operador, +Humano, +Verde e +Social, cujas principais ações foram resumidas no quadro a seguir:

Transição Energética

A operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) torna-se cada vez mais complexa à medida que é ampliada a participação das energias renováveis intermitentes (eólica e solar) e da micro e mini geração distribuída (MMGD).

No Relatório, o Operador apresenta todos os dados sobre a matriz elétrica, inclusive que 2023 foi concluído com 88% de fontes renováveis, sendo 30% a soma da participação de eólica, solar e MMGD.

No Relatório, é também destacado o início da incorporação de dados da MMGD nos processos de Planejamento, Programação e Operação em Tempo Real. Vale destacar que todo esse movimento foi fundamental para representar de forma adequada o avanço da MMGD no SIN, incluindo as instalações de painéis fotovoltaicos em telhados (rooftop), injetando energia diretamente na rede de distribuição. Essas instalações têm uma parcela da sua carga atendida pela geração fotovoltaica como autoconsumo, reduzindo a real necessidade de consumir a energia proveniente da distribuidora.

Aproximação com a sociedade

Em seu constante movimento de aproximação com a sociedade, o Relatório indica um aumento de 240% no número de visitantes às quatro unidades do ONS (Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis) em relação ao ano anterior. Foram 1.559 pessoas, entre profissionais de empresas, instituições de ensino, governo e instituições setoriais.

Clima organizacional e Diversidade, Equidade & Inclusão

O ONS finalizou 2023 com 967 empregados, que se dedicaram à operação do SIN, envolvendo mais de 1.900 agentes do setor elétrico. A Pesquisa de Clima 2023 (Great Place to Work) comprovou o ótimo ambiente para trabalhar, com índice de 83% de favorabilidade.

Em relação à Diversidade, Equidade & Inclusão, o Relatório destaca o sucesso da primeira meta do Programa de Participação de Resultados de toda a organização relacionada a este tema (“Garantir ao menos a participação de 1, em cada 4, pessoa diversa – preta, parda, mulher, LGBTI+ ou PcD – no shortlist dos candidatos finalistas de cada processo seletivo), com 63% dos candidatos finalistas pertencentes a algum grupo minorizado.

Também foi reportada a criação de dois novos grupos de afinidade (+CORES, com foco em pessoas LGBTI+, e NÓS – Nosso Orgulho em Ser, focado em PcDs) e os avanços dos demais grupos, Mulheres à Bessa e G.A.R.R.A (etnia e raça).

Confira os documentos de anos anteriores

2022

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: FEICON
Data: 02/04/2024
Local: São Paulo Expo
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: UTC América Latina
Data: 09/04/2024
Local: Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro (RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Intersolar Summit Brasil Nordeste
Data: 10/04/2024
Local: Centro de Eventos do Ceará
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: T&D Energy 2024
Data: 17/04/2024
Local: Novotel Center Norte - São Paulo (SP)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.