O futuro da Iluminação pública em pauta

Apesar de já ter feito anteriormente esta reflexão sobre o futuro da iluminação e as tendências para os próximos anos, gostaria de reforçar minha visão especificamente para o segmento de iluminação pública. Com investimentos em alta por parte dos municípios e com um grande volume de PPPs (Parcerias público-privadas) se consolidando e ampliando suas áreas de atuação, o setor de iluminação pública oferece ao mercado uma série de novas possibilidades e de aplicação de projetos mais ousados, que vão muito além da substituição da tecnologia atual de iluminação por LED.

Destacam-se as iniciativas de transformação das cidades, além da iluminação pública, através dos conceitos de cidades inteligentes. O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades- IPGC tem feito modelagens de projetos levando em conta isto e propondo ganhos para a administração pública, além da redução da fatura de energia em IP (Ingress Protection) e melhoria da iluminação. O contrato é bem mais abrangente e pode ser feito de acordo com as características específicas de cada cidade. 

Os eventos que iniciam no Brasil agora no final do mês de maio, de forma presencial, visam discutir estes temas e o que vem para o futuro. O primeiro deles, focado no tema Iluminação Pública, ocorrerá nos dias 26 e 27 de março, na cidade de Salvador. O SIIPE – 3º Simpósio Internacional de Iluminação Pública Eficiente e as Cidades Inteligentes, terá como foco as experiências nacionais e internacionais que vêm sendo desenvolvidas no setor.

 A organização do evento busca justamente uma discussão aberta sobre os diferentes pontos de vista que são utilizados na iluminação e gestão de iluminação de uma cidade, visando chegar nas práticas de uma cidade inteligente. A realização do SIIPE, em Salvador, também é de extrema importância para que possamos conhecer as experiências bem-sucedidas de cidades de outras regiões que já fazem um trabalho de transformação geral da iluminação pública, incluindo a implantação da telegestão.

Também estamos próximo da realização do II Fórum Nacional de Iluminação Urbana, que ocorrerá no dia 09 de maio, na FIESP, em São Paulo. Promovido por três associações ( ABILUX – ABCIP – ABRASI), o fórum tem como foco a qualidade de vida e a segurança pública e deve trazer novidades e maior participação dos municípios e entidades que tratam deste tema. Espera-se que essas novas tendências que deverão ser compartilhadas no evento, atendam às necessidades de uma maior qualificação dos projetos e equipamentos utilizados, bem como uma fiscalização mais efetiva do que está sendo entregue e instalado nas cidades.

É sempre aguardado com grande expectativa o lançamento do Panorama do Mercado de Concessões de Iluminação Pública, que ocorre a cada ano. Este Panorama é realizado pela Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública – ABCIP, através de pesquisa de mercado, entrevistas, coleta de dados e trabalho minucioso de análises, que permitem dar uma visão geral e um detalhamento de como estão estas concessões no presente. É um trabalho que já está na quarta edição, e cada vez mais, tem sido utilizado como um mapa de mercado para investidores, fabricantes, e também para os municípios que pretendem realizar estudos para implantação de uma PPP. 

Em ano de expectativa de publicação da revisão da NBR 5101, de vigência da nova lei de licitações, de entrada em vigor, a partir de 01/04/2024, da Portaria 221 do INMETRO, que trata sobre medidores de energia, onde também estão contemplados os sistemas de telegestão, que passarão por aprovação de modelo e verificação inicial (critérios de metrologia legal), e de tantas iniciativas e eventos que irão movimentar o setor, minha expectativa e que iremos vivenciar mudanças significativas neste segmento. Tudo disso, deverá impulsionar e promover um amadurecimento do segmento de iluminação pública como um todo, dando sinais de que 2025 será um ano bastante promissor para quem fornece produtos e serviços para o municípios brasileiros, em especial, em um ano que se inicia uma nova gestão municipal, o que abre ainda mais possibilidade de novos negócios. 

Sobre o autor

Luciano Rosito é engenheiro eletricista, especialista em iluminação e iluminação pública. Professor de cursos de iluminação pública no Brasil e exterior.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: Fórum GD Nordeste
Data: 07/08/2024
Local: Recife - PE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: CINASE
Data: 14/08/2024
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Olinda (PE)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Norte
Data: 11/09/2024
Local: Manaus - AM
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: EXPOLUX
Data: 17/09/2024
Local: Expo Center Norte - São Paulo (SP)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.