A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), publicou a primeira edição do Caderno de Tecnologias da Geração. O documento apresenta a evolução das características técnicas dos projetos de geração centralizada cadastrados na EPE para os leilões de energia, incluindo as fontes eólica, solar e fotovoltaica, hídrica (CGH e PCH) e termelétricas (biomassa, gás natural, carvão, etc.).
O estudo consolida dados de uma amostra de milhares de projetos. A publicação traz uma visão temporal dos empreendimentos de diferentes tecnologias ao longo dos últimos 14 anos, apresentando as particularidades e características de cada fonte, que contribuem para a matriz elétrica brasileira ser uma das mais renováveis do mundo e para uma transição energética cada vez mais veloz e diversificada.
“O Caderno de Tecnologias da Geração pretende dar transparência às informações úteis para a tomada de decisão dos agentes de mercado e para a elaboração de estudos de planejamento, além de refletir os constantes avanços tecnológicos que impactam a eficiência e competitividade das fontes”, destaca a EPE.
Acesse aqui o Caderno de Tecnologias da Geração.
*Com informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).