Nova empresa de serviços de reparo de equipamentos “Ex” certificada no Brasil de acordo com os requisitos da Norma ABNT NBR IEC 60079-19 e do IECEx

mar, 2019

Prezados colegas envolvidos com a contratação de empresas de serviços em atmosferas explosivas

Foi recentemente certificada no Brasil uma nova empresa de serviços de reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex”, de acordo com os requisitos da Norma ABNT NBR IEC 60079-19 e dos Documentos Operacionais aplicáveis do IECEx.

Esta nova certificação nacional para empresa de serviços “Ex” foi obtida pela empresa Apoio Manutenção de Máquinas Elétricas Ltda., com sede na cidade de Santos / SP.

A certificação foi realizada pela Bureau Veritas Certification do Brasil, que é um Organismo de Certificação acreditado nacionalmente no escopo envolvendo “atmosferas explosivas”.

As auditorias e avaliações que serviram de base para certificação, realizadas por estes Organismo de Certificação, nas empresas de serviços de reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex”, foram feitas de acordo com os requisitos indicados nas seguintes Normas Técnicas Brasileiras e Documentos Operacionais:

 

ABNT NBR IEC 60079-19: Atmosferas explosivas – Parte 19: Reparo, revisão e recuperação de equipamentos

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=358668

 

ABNT NBR ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) – Requisitos

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=345041

 

IECEx 03A: Guia de Inscrição para Empresas de Serviços “Ex” que buscam certificação

http://www.iecex.com/assets/dmsdocuments/1832/iecex03A-Ed2.0-pt.pdf

 

IECEx 03-5: Esquema IECEx de Certificação de Empresas de Serviços – Parte 5: Reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex” – Regras de procedimentos

https://www.iecex.com/assets/dmsdocuments/16/IECEx-03-5-Ed1-2-pt.pdf

 

IECEx OD 314-5: Requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para Empresas de Serviços de reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex”

http://www.iecex.com/assets/Uploads/iecexOD314-5-ed1.0-pt-2013-12-05.pdf

 

IECEx OD 315-5: Requisitos técnicos adicionais para Empresas de Serviços envolvidas em reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex”

http://www.iecex.com/assets/dmsdocuments/1836/iecexOD315-5-ed1.0-pt-2013-12-05-.pdf

 

O escopo desta certificação envolve serviços de reparo, revisão e recuperação de motores elétricos, painéis elétricos, caixas de terminais e motobombas submersíveis “Ex” de baixa tensão.

Para motores elétricos “Ex” os tipos de proteção incluídos no escopo desta certificação de serviços “Ex” são: Segurança aumentada (Ex “e”), não acendível (Ex “nA”), proteção contra ignição de poeira por invólucros (Ex “t”) e invólucro à prova de explosão (Ex “d”).

Para painéis elétricos, caixa de terminais e motobombas submersíveis “Ex”, o tipo de proteção incluído no escopo desta certificação de serviços “Ex” é invólucro à prova de explosão (Ex “d”).

Esta certificação emitida no Brasil encontra-se no mesmo nível de outros países que são integrantes do IECEx, com base em avaliações da conformidade realizadas por Organismos de Certificação, tendo como base as normas internacionais da Série IEC 60079 ou as respectivas Normas Técnicas Brasileiras adotadas da Série ABNT NBR IEC 60079, sem desvios nacionais em relação às respectivas normas internacionais.

A partir da existência no mercado de empresas de serviços “Ex” certificadas, as empresas contratantes destes serviços passam a dispor de empresas com este significativo diferencial técnico e de confiança, baseado em certificação de conformidade.

A certificação de empresas de serviços “Ex” (incluindo serviços de classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparo) vai além da simples certificação de equipamentos elétricos ou mecânicos “Ex”, com base na visão da segurança durante o “ciclo total de vida” das plantas industriais terrestres e marítimas que possuem atmosferas explosivas.

Deve ser ressaltado que somente a certificação de equipamentos “Ex” não é suficiente para garantir a segurança das instalações em atmosferas explosivas, nem das pessoas que nelas trabalham.

Esta abordagem é utilizada nos programas de sistemas certificação do IECEx e tem o apoio das Nações Unidas para constituir a base de um sistema comum de certificação “Ex” em todos os países membros.

Até o presente momento existem 73 empresas de serviços de reparo, revisão ou recuperação de equipamentos “Ex” certificadas no Brasil, em 11 Estados, envolvendo equipamentos “Ex” tais como motores elétricos de alta e baixa tensão, invólucros de painéis elétricos, caixas de terminais, sistemas de intercomunicação industrial, sistemas de CFTV, cabeçotes de impressão, rádios transceptores e motobombas submersíveis “Ex”.

Os tipos de proteção “Ex” que são abrangidos nestas certificações incluem: Ex “e” (segurança aumentada – Ex “eb” / Ex “ec”)), Ex “i” (segurança intrínseca), Ex “t” (proteção por invólucro para poeiras combustível); Ex “p” (invólucros pressurizados), Ex “d” (invólucros à prova de explosão) e Ex “n” (não acendível).

A listagem atualizada das empresas de serviços que já obtiveram certificação “Ex” no Brasil encontra-se disponível no website do Subcomitê SCB 003:31 – Atmosferas explosivas da ABNT/CB-003 (Eletricidade):

http://cobei-sc-31-atmosferas-explosivas.blogspot.com

 

 

 

 

Bulgarelli

18/03/2019

Comentários

Deixe uma mensagem