A Neoenergia comercializou, em 2021, mais de 11 TWh diretamente para clientes finais no mercado livre, para o ano corrente, bem como para os próximos anos. Esse volume de energia equivale ao consumo de um estado como o Ceará em um período de quase um ano e representa um aumento de 60% em relação a 2020.
Além dos contratos mais corriqueiros no mercado livre, com duração de 1 a 5 anos, a estratégia de crescimento também passa pelos acordos denominados por PPAs (no inglês, Power Purchase Agreement), um modelo a longo prazo que tem entre as suas vantagens a possibilidade de garantia de que a energia é proveniente de fonte limpa, além de flexibilidade, segurança e mais economia, uma vez que os preços são prefixados. O volume desses contratos alcançou 7,55 TW, 828% mais do que em 2020.
“Os consumidores estão cada vez mais atentos à compra de energia limpa como um vetor de geração de valor. E esse é o nosso foco. Atuamos para expandir ainda mais a nossa carteira de projetos eólicos e solares, com um plano estratégico de investimentos de longo prazo. A assinatura de contratos de longo prazo compõe esta estratégia”, diz o diretor de Negócios Liberalizados da Neoenergia, Hugo Nunes.
Em 2021, a Neoenergia fechou um contrato com a Âmbar, braço de energia do grupo J&F, que inclui empresas como JBS, Eldorado Brasil Celulose, Flora, PicPay e Banco Original. Pelo acordo, também no modelo PPA, serão acessados 30MWm de energia renovável por dez anos, a partir de 2023. A energia contratada será proveniente dos dois novos complexos eólicos no Nordeste, que somam mais de 1 GW de capacidade instalada.
Em 2021, a Neoenergia ampliou os serviços oferecidos e passou a comercializar Certificados de Energia Renovável (I-REC, na sigla em inglês). Estes certificados são uma forma amplamente aceita no mercado financeiro global para demonstrar práticas energéticas sustentáveis e equilibrar emissões de gases de efeito estufa (GEE), podendo ser reportados junto a índices de sustentabilidade de Bolsas de Valores. Cada MWh gerado por uma usina de energia limpa cadastrada equivale a 1 I-REC. A Neoenergia possui parques eólicos credenciados pelo Instituto Totum, responsável pelo sistema no Brasil. No primeiro ano, foram vendidos cerca de 5,2 milhões, para clientes como a Natura.
Acesse o site da Neoenergia clicando aqui.