MME divulga relatório com ações e indicadores do Plano de Recuperação dos Reservatórios

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou nesta terça-feira (21/11) o ‘Relatório de estruturação de ações e definição de indicadores globais’ do Plano de Recuperação dos Reservatórios de Regularização de Usinas Hidrelétricas do País (PRR). O documento contempla as contribuições obtidas por meio da Consulta Pública nº 150/2023.

O PRR tem como principal objetivo harmonizar iniciativas em prol da recuperação gradual dos armazenamentos dos reservatórios das usinas hidrelétricas, ao longo de 10 anos, atendendo às diretrizes voltadas garantia dos usos múltiplos da água, segurança energética e hídrica do país.

“A manutenção dos reservatórios das hidrelétricas em níveis adequados é nossa prioridade, tanto para a segurança energética quanto para a importância dos lagos das hidrelétricas para a população e para a economia dos municípios. O PRR é a materialização do nosso compromisso com a segurança energética do Brasil e com o uso múltiplo dos reservatórios”, afirma o ministro da pasta, Alexandre Silveira.

O processo foi coordenado pela Secretaria Nacional de Energia Elétrica, por meio de grupo de trabalho estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com participação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

relatório detalha as 31 ações estabelecidas a serem executadas nos horizontes de curto (até 3 anos), médio (até 5 anos) e longo (até 10 anos) prazo, voltadas de forma sinérgica à melhoria de aspectos físicos dos reservatórios, dinâmica de operação dos reservatórios, planejamento e expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN) e modelagem matemática.

“As ações do PRR incorporam lições aprendidas do desafiador período de escassez hídrica de 2021, com soluções estruturais de planejamento, sendo essenciais e estratégicas para a geração de energia elétrica e atendimento aos usos múltiplos da água em âmbito nacional”, ressalta o Secretário Nacional de Energia Elétrica do MME, Gentil Nogueira.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 26/02/2024
Local: CENTRO DE CONVENÇÕES DO CONDADO DE ORANGE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Light+Building
Data: 03/03/2024
Local: Fair Frankfurt
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Sudeste
Data: 06/03/2024
Local: São Paulo - SP
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial
Data: 13/03/2024
Local: Hotel Windsor Barra - RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.