Luz Para Todos: energia solar já beneficiou mais de 150 mil consumidores da Amazônia Legal

Meta do Governo Federal é atender 900 mil moradores da região até 2026, com a instalação de kits de placas fotovoltaicas e baterias em mais de 228 mil unidades consumidoras

Mais de 150 mil moradores de regiões remotas da Amazônia Legal receberam energia elétrica, nos últimos cinco anos, só por meio da energia solar. Dentro do Luz Para Todos, programa do Ministério de Minas e Energia (MME), essas famílias foram contempladas com acesso à eletricidade a partir de kits com painéis fotovoltaicos, inversores, controladores e baterias de lítio. A escolha pela modalidade ocorre por conta do difícil alcance às redes de distribuição.

Até 2026, a meta é ampliar o número de beneficiados, cerca de 900 mil pessoas, com a instalação dos equipamentos em 228.287 unidades consumidoras. Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a energia solar é uma grande aliada no atendimento de comunidades remotas, onde não é possível fazer extensões de rede. “Por isso, nosso trabalho tem sido de equilibrar, cada dia mais, o combate à pobreza energética com o uso de fontes renováveis do país. Se temos sol em abundância em boa parte do Brasil, podemos transformá-la em acesso à energia, inclusão, emprego, renda e dignidade, por meio do Luz Para Todos”, afirma.

Criada em 2003, no primeiro governo do presidente Lula, a iniciativa já levou energia elétrica para 17,3 milhões de pessoas, em 26 estados.  Até 2026, a meta é beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas, tanto com kits solares, destinados a locais de difícil acesso, quanto por meio de extensão de rede de distribuição de energia elétrica.

Mais sobre o Luz para Todos

Há mais de 20 anos, o programa democratiza o acesso e o uso da energia elétrica no país, por meio de inclusão social, promoção da cidadania e melhoria na qualidade de vida da população. O programa é considerado exemplo de combate à pobreza energética no mundo e tem servido de exemplo para muitos governos que desejam universalizar o acesso à energia elétrica em seus países.

Em 13 de maio, representantes de entidades do setor elétrico e pesquisadores de Honduras visitaram o MME, em Brasília, para conhecer mais sobre o programa e tentar replicar, no próprio país, o modelo utilizado no Luz Para Todos.  A visita do grupo de Honduras fez parte do projeto Energia e Luz Para a Vida “Yu Raya”, uma iniciativa implementada no âmbito do programa de cooperação trilateral entre Brasil, Alemanha e Honduras.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.