Ludfor inaugura usina solar com capacidade de 4.157 mwh anuais em Rio Espera (MG)

Nova unidade, que tem 5.102 módulos fotovoltaicos instalados, pode atender a cerca de 5.500 habitantes;

A Ludfor, empresa que atua no mercado livre de energia no Brasil, anunciou o início das operações de uma usina de energia solar em Rio Espera, Minas Gerais, que terá capacidade de geração anual de 4.157 MWh. A UFV Rio Espera 1, que começou a operar nesta quinta-feira (30), ocupa uma área de mais de 5 hectares e possui 5.102 módulos fotovoltaicos instalados. A planta tem potencial para atender a cerca de 5.500 habitantes, o equivalente à população do município mineiro de Rio Manso.

Para a construção da usina, a Ludfor investiu R$ 13,1 milhões, com o objetivo de expandir a sua atuação na geração de energia a partir de fontes renováveis. De acordo com o cálculo de compensação ambiental, a usina evitará a emissão de cerca de 2.660 toneladas de CO2 ao ano. Além da UFV Rio Espera 1, a empresa já está construindo outras três unidades fotovoltaicas na cidade.

Esta é a terceira usina de energia solar da Ludfor com operações iniciadas no Brasil: o grupo também está à frente de duas plantas em Pernambuco, sendo uma no município de Inajá e outra em Buíque. Além disso, a empresa administra sete Centrais Geradoras Hidrelétricas, localizadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

O diretor executivo da Ludfor, Douglas Ludwig, ressalta que se trata de um momento estratégico e promissor para o desenvolvimento de novos projetos no mercado de energia. “Haverá uma ampliação significativa do Ambiente de Livre Contratação em 2024, e é evidente um olhar mais atento dos consumidores às fontes renováveis. Faz parte do nosso plano de expansão nacional um investimento cada vez maior na geração de energia solar fotovoltaica, com o reconhecimento de que se trata de um mercado promissor diante das exigências das empresas por alternativas sustentáveis de fornecimento de energia. A usina que estamos inaugurando é a UFV Rio Espera 1, mas está no nosso planejamento a construção de outras três plantas no município nos próximos seis meses, além de outras unidades no estado de Minas”.

O especialista em geração e regulação de energia elétrica da Ludfor, Alexandre Becker, revela que toda a energia da unidade já está negociada. A nova unidade faz parte da modalidade de Geração Distribuída Compartilhada, na qual vários consumidores se unem via cooperativa ou consórcio e, juntos, dividem custos e compartilham os benefícios da usina.  “Na prática, você tem um pedaço da usina e esse pedaço vai gerar energia e ela vai ser transferida para você. Neste método, a energia gerada vai para o sistema da distribuidora local e é usada como crédito para abater nas contas de energia dos consumidores que participam do consórcio – diz Becker”

Presente no mercado de energia há 28 anos, a Ludfor atua na gestão, comercialização e geração de energia elétrica. Atualmente, é responsável pela gestão de mais da metade dos consumidores livres de energia do Rio Grande do Sul e de quase 25% de toda a região Sul, chegando a 8% de todo o Brasil. Em seu braço de geração de energia, a Ludfor já conta com R$ 180 milhões aportados em sete usinas hidrelétricas e duas usinas fotovoltaicas em operação.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 26/02/2024
Local: CENTRO DE CONVENÇÕES DO CONDADO DE ORANGE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Light+Building
Data: 03/03/2024
Local: Fair Frankfurt
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Sudeste
Data: 06/03/2024
Local: São Paulo - SP
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial
Data: 13/03/2024
Local: Hotel Windsor Barra - RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.