A startup de tecnologia holandesa Lightyear lançou nesta semana o que intitula como o “primeiro carro solar do mundo”. Após seis anos de pesquisa e desenvolvimento, o Lightyear 0 promete uma autonomia de até 11 mil quilômetros por ano diante de condições climáticas ideais – foram levadas em consideração características de países como Espanha e Portugal. Desta forma, será possível viajar por até sete meses sem conectar o automóvel a uma tomada doméstica ou estação de carregamento (considerando um deslocamento diário de até 35 quilômetros). Já em climas como o da Holanda, o período entre as recargas seria reduzido para até dois meses.
“Hoje é o dia que todos esperávamos desde que nós cinco cofundadores sentamos em uma cozinha esboçando nosso sonho de construir o carro mais sustentável do planeta”, disse o cofundador e CEO da Lightyear, Lex Hoefsloot, durante o lançamento do veículo.
Com cinco metros quadrados de painéis solares instalados no teto, o Lightyear 0 começará a ser produzido no último trimestre do ano (o primeiro carro será entregue em novembro). No site da empresa, já é possível encomendar o cupê, cujo valor está fixado em 255 mil euros – em torno de R$ 1,3 milhão pela cotação atual. Contudo, as 946 unidades serão fabricadas e vendidas apenas na Europa.
Imagem: Reprodução/lightyear.one