Intersolar 2022: evento traz o futuro da energia solar ao público brasileiro

Por: Fernanda Pacheco

Imagem: Reprodução/Intersolar

Entre os dias 23 e 25 de agosto, o Expo Center Norte, em São Paulo, foi palco da maior feira da América do Sul para o setor solar, a The Smarter E – Intersolar South America 2022. Seguindo a tendência de retomada de eventos pelo país, a exposição reuniu mais de 30 mil empresários e empreendedores que atuam no segmento, além de autoridades públicas e representantes da classe.

Confira o que foi destaque na edição deste ano:

Realidade, dificuldades e o futuro da energia solar

Antecedendo a sequência de palestras, a cerimônia de abertura contou com declarações de importantes personalidades do setor, como o presidente do conselho da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Ronaldo Koloszuk. Entre as observações acerca do crescimento da energia solar no Brasil – citando, por exemplo, que o país se tornou o quinto maior produtor deste tipo de fonte energética em 2021 – Koloszuk expressou descontentamento com o Ministério de Minas e Energia (MME) diante da exclusão da fonte solar do leilão A-6 de 2022, marcado para acontecer em setembro deste ano e que não prevê a oferta de produtos para a energia solar. “É preciso que as autoridades do governo garantam isonomia entre as fontes de energia nos leilões e incluam os projetos fotovoltaicos, justamente por se tratarem de empreendimentos com preços altamente competitivos e que podem ajudar a reduzir a conta de luz dos consumidores. Não há justificativa técnica e nem econômica para deixar a solar de fora do A-6”, avaliou.

Já o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, trouxe dados sobre o cenário atual e as projeções para o futuro da energia solar no Brasil e no mundo. A pauta também esteve presente nos discursos do diretor-geral da Solar Promotion GmbH International, Dr. Florian Wessendorf, e do CEO da Nextracker, Dan Shugar, que aproveitou a ocasião para apresentar o Centro de Excelência Solar em Sorocaba (SP). O empreendimento foi inaugurado na última segunda-feira (22) e já é considerado o maior centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de rastreadores solares da América do Sul.

Dan Shugar, CEO da Nextracker, durante a abertura da Intersolar. Imagem: Fernanda Pacheco/Revista O Setor Elétrico.

Também compareceram à cerimônia a diretora de Inovação do Ministério da Agricultura, Sibelle Silva; o gerente de departamento de tecnologias aplicadas do Ministério de Ciência e Tecnologia, Eduardo Soriano; o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo de São Paulo, Fernando Chucre; a secretária Adjunta Desenvolvimento Econômico do Estado Minas Gerais, Kathleen Garcia; e o superintendente de Desenvolvimento Econômico da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, Paulo Guimarães. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também marcou presença na solenidade através de uma mensagem por vídeo, destacando o fato de que todos os 853 municípios do estado já fazem uso de energia solar.

Painéis de destaque

Imagem: Reprodução/Aldo Solar

Neste ano, a Intersolar South America reuniu cerca de 380 expositores – entre fabricantes, distribuidoras, fornecedores, institutos de pesquisa etc. Destacaram-se como algumas das principais marcas e soluções apresentadas:

Aldo Solar

Em um dos maiores estandes da feira, a Aldo Solar, empresa do grupo Brookfield, apresentou pela primeira vez ao público nacional os novos módulos da família Tiger Neo de ultra eficiência do N-Type TopCon da Jinko Solar, com potências de 465W e 565W, desenvolvidos exclusivamente para os telhados brasileiros.

Brametal 

A corporação apresentou soluções em estruturas metálicas para geração solar fotovoltaica, como o Bra Tracker Bifileira – produto que comporta até 140 painéis em retrato vertical e conta com acionamento do Motor DC, auto-alimentável e comunicação wireless.

Fronius 

Soluções híbridas que fornecem eletricidade gerada pelo sol de dia e de noite foram os destaques da empresa no evento, que levou ao público inversores compactos – adaptáveis a qualquer tipo de topografia e com menor custo de instalação para usinas de grande porte – e seu carregador portátil para carros elétricos movido à luz solar, que realiza o carregamento mesmo com veículo em movimento.

Grupo Prysmian

O Grupo Prysmian levou ao público itens, como o cabo fotovoltaico Prysun, projetado para suportar toda a rede em corrente contínua – isto é, desde a placa de geração de energia até o inversor, mas principalmente as instalações em que o cabo fique mais exposto às intempéries do ambiente externo.

Huawei 

A multinacional chinesa apresentou tecnologias focando no potencial da energia solar combinada com armazenamento inteligente, possibilitando o avanço da implantação da energia solar como principal fonte. Para o presidente da Huawei Digital Power América Latina, Hery Wang, “a geração distribuída é a grande ‘revolução’ do setor elétrico”. 

IFC/Cobrecom

Uma das principais fabricantes de fios e cabos elétricos de baixa tensão do país, a Cobrecom teve como destaque em seu estande o Cabo Solarcom, indicado para instalações fotovoltaicas.

Moura 

Nesta edição da feira, a empresa brasileira de acumuladores elétricos apresentou as linhas de Bateria Moura Solar, indicadas para sistemas de armazenamento de pequeno e médio porte, além do Moura Bess para sistemas de grande porte, soluções que contam tanto com tecnologia de chumbo-carbono quanto lítio.

SOL+ 

Recém-criada, a empresa de energia solar brasileira exibiu seus inversores On Grid Chint e Sungrow e os módulos Astronergy e Longi de Alta Eficiência Tier 1, apresentados pela companhia como “os mais bem avaliados no mundo pela PVEL”.

UNICOBA

A grande atração da companhia foi a linha de soluções customizadas voltadas para a energia 4D (descentralizada, descarbonizada, diversificada e digital), responsável por apoiar a transição energética em diversas aplicações on-grid e off-grid.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: ENASE
Data: 19/06/2024
Local: Hotel Windsor Oceânico - Rio de Janeiro (RJ)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Nordeste
Data: 07/08/2024
Local: Recife - PE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: CINASE
Data: 14/08/2024
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Olinda (PE)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Norte
Data: 11/09/2024
Local: Manaus - AM
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.