O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) acaba de lançar uma nova versão de uma de suas principais soluções para gestão de ativos. O sistema de diagnóstico de equipamentos elétricos IMA-DP (Instrumentação para Monitoramento e Análise de Descargas Parciais), premiado internacionalmente, agora está disponível com novas funcionalidades em sua atualização “IMA-DP 22”.
O IMA-DP é um sistema capaz de avaliar a qualidade da isolação de equipamentos elétricos pelo registro de Descargas Parciais – descargas elétricas que ocorrem no interior do isolamento e que indicam fragilidade e propensão a falhas. Baseado na utilização de instrumentação convencional (digitalizadores USB de alta velocidade), o software é capaz de registrar sinais elétricos de altas frequências gerados pelo fenômeno.
A análise desses sinais é fundamental para antever falhas e prover informações importantes para que equipes de manutenção e de engenharia programem eventuais intervenções. Como explica o pesquisador do Cepel Hélio Amorim, líder da equipe de desenvolvimento do IMA-DP, esse tipo de monitoramento pode preservar a vida de equipamentos elétricos de alta tensão: “De forma didática, podemos dizer que a medição de DP equivale a um sofisticado exame de medicina diagnóstica destinado a avaliar certas condições de saúde do paciente – no caso, a qualidade da isolação em um equipamento elétrico”.
Novas funcionalidades
Segundo o pesquisador, a versão recém-lançada é ainda mais amigável e fácil de operar. Entre as novas funcionalidades estão a ferramenta de análise de pulsos individualizado e técnicas avançadas de processamento, como Transformada Wavelet, Análise de Componentes Principais (PCA) e análise no Tempo x Frequência. Tais técnicas funcionam como lupas, potencializando a capacidade de separar os sinais reais de interferências de medição, elucida Amorim.
Outra importante inovação é adequação do IMA-DP à medição dos sinais de descargas parciais dentro do que é estabelecido pela norma IEC 60270, respeitando suas bandas de medição e permitindo a calibração da amplitude das DP em pico-Coulombs (pC). Dessa forma, o IMA-DP passa a atender à medição em arranjos elétricos que devem ser calibrados com a precisão adequada para testes em laboratórios de alta tensão.