IMA-DP 22: Cepel lança nova versão de sistema para gestão de ativos

O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) acaba de lançar uma nova versão de uma de suas principais soluções para gestão de ativos. O sistema de diagnóstico de equipamentos elétricos IMA-DP (Instrumentação para Monitoramento e Análise de Descargas Parciais), premiado internacionalmente, agora está disponível com novas funcionalidades em sua atualização “IMA-DP 22”.

O IMA-DP é um sistema capaz de avaliar a qualidade da isolação de equipamentos elétricos pelo registro de Descargas Parciais – descargas elétricas que ocorrem no interior do isolamento e que indicam fragilidade e propensão a falhas. Baseado na utilização de instrumentação convencional (digitalizadores USB de alta velocidade), o software é capaz de registrar sinais elétricos de altas frequências gerados pelo fenômeno.

A análise desses sinais é fundamental para antever falhas e prover informações importantes para que equipes de manutenção e de engenharia programem eventuais intervenções. Como explica o pesquisador do Cepel Hélio Amorim, líder da equipe de desenvolvimento do IMA-DP, esse tipo de monitoramento pode preservar a vida de equipamentos elétricos de alta tensão: “De forma didática, podemos dizer que a medição de DP equivale a um sofisticado exame de medicina diagnóstica destinado a avaliar certas condições de saúde do paciente – no caso, a qualidade da isolação em um equipamento elétrico”.

Novas funcionalidades

Segundo o pesquisador, a versão recém-lançada é ainda mais amigável e fácil de operar. Entre as novas funcionalidades estão a ferramenta de análise de pulsos individualizado e técnicas avançadas de processamento, como Transformada Wavelet, Análise de Componentes Principais (PCA) e análise no Tempo x Frequência. Tais técnicas funcionam como lupas, potencializando a capacidade de separar os sinais reais de interferências de medição, elucida Amorim.

Outra importante inovação é adequação do IMA-DP à medição dos sinais de descargas parciais dentro do que é estabelecido pela norma IEC 60270, respeitando suas bandas de medição e permitindo a calibração da amplitude das DP em pico-Coulombs (pC). Dessa forma, o IMA-DP passa a atender à medição em arranjos elétricos que devem ser calibrados com a precisão adequada para testes em laboratórios de alta tensão.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: FEICON
Data: 02/04/2024
Local: São Paulo Expo
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: UTC América Latina
Data: 09/04/2024
Local: Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro (RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Intersolar Summit Brasil Nordeste
Data: 10/04/2024
Local: Centro de Eventos do Ceará
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: T&D Energy 2024
Data: 17/04/2024
Local: Novotel Center Norte - São Paulo (SP)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.