GRUPO INTELLI celebra 50 Anos de história e projeta expansão ainda maior dos negócios

Por: Fernanda Pacheco

“Pode parecer clichê, mas não desligar o ‘modo crise’ significa não cair na armadilha de achar que o sucesso será duradouro, independentemente do esforço que se faça”, afirma o diretor de Operações da empresa.

Por: Fernanda Pacheco

Em 1973, um projeto audacioso do jovem engenheiro italiano Vincenzo Antonio Spedicato começava a ganhar forma. Tratava-se de uma pequena fábrica de terminais e conectores elétricos, a INTELLI – Indústria de Terminais Elétricos, construída em solo brasileiro, mais precisamente no interior do estado de São Paulo. Com o passar das décadas, o que começou como uma simples ideia se transformou no GRUPO INTELLI, uma potência no setor elétrico nacional e internacional.

Neste ano, a companhia está celebrando cinco décadas de crescimento, destacando-se como líder nacional em hastes de aterramento, terminais elétricos e conectores, além de ser reconhecida mundialmente como referência em condutores bimetálicos. Com um quadro de aproximadamente 1.500 funcionários, a empresa opera em seis plantas distribuídas em três cidades diferentes: Orlândia (SP), Campinas (SP) e Três Lagoas (MS), e exporta seus produtos para mais de 80 países.

Expansão 

O empreendedorismo visionário de Vincenzo Spedicato foi o motor dessa jornada de sucesso. Vindo da Itália para o Brasil aos 21 anos de idade, o jovem trouxe consigo uma paixão pela inovação e uma visão audaciosa para o futuro. Inicialmente, a INTELLI focou na fabricação de terminais elétricos, preenchendo uma lacuna no mercado nacional. A empresa, então, expandiu seu escopo para incluir conectores estampados e fundidos durante a década de 80, seguidos pela produção de hastes de aterramento na metade da mesma década.

Mas foi em 1994 que a INTELLI experimentou uma virada significativa. Naquele ano, a companhia adquiriu a COOPERSTEEL Bimetálicos LTDA, dando origem ao GRUPO INTELLI e iniciando a produção de condutores bimetálicos. Esse passo estratégico solidificou ainda mais sua posição como uma potência global no campo dos materiais elétricos. 

Na visão de Lorenzo Spedicato, diretor de Operações do GRUPO INTELLI, o sucesso alcançado em 2023 é fruto de uma jornada contínua em busca de inovação, combinada com a preservação cuidadosa dos valores fundamentais que definem a identidade da empresa. “Fazer 50 anos representa, sobretudo, uma amostra da nossa competência, da nossa resiliência e da nossa capacidade de reinvenção. Também é muito significativo do ponto de vista de realização pessoal do nosso fundador, Vincenzo Spedicato, que continua à frente do grupo como presidente, mais atuante do que nunca. É muito bonito ver esse legado sendo transmitido”, declara.

Os desafios da diversificação

Para o executivo, é fundamental citar também o que considera ser “o outro lado bonito” do Grupo. “De Norte a Sul do Brasil, em todos os estados, em todas as cidades, haverá uma lojinha de materiais elétricos com produtos da INTELLI. Temos uma cadeia logística muito grande Brasil afora, e uma diversificação de produtos muito grande”, destaca. Atualmente, a empresa possui um portfólio que conta com mais de dez mil itens.

Apesar do sucesso inegável, Spedicato revela que produzir tamanha variedade de equipamentos não é tarefa simples, em vários aspectos. “Brinco que jogamos várias partidas de xadrez ao mesmo tempo com a nossa concorrência. Em nossa linha de terminais, concorremos com empresas que fabricam apenas terminais; na linha de conectores, concorremos com empresas que fazem só conectores; na linha de cabos, é o mesmo cenário. Por isso, essa diversificação traz vantagens, como conseguir atravessar crises de demandas e de mercado, mas também é um desafio, pois não podemos nos acomodar enquanto os concorrentes, especializados em fazer um só tipo de produto, estão o dia inteiro pensando em como irão nos derrubar e ganhar o nosso mercado.”


O diretor de Operações ressalta que uma das estratégias fundamentais adotadas pelo Grupo para enfrentar desafios como este é manter-se constantemente vigilante, sem desativar o ‘modo crise’ ao tomar decisões. “Pode parecer clichê, mas não desligar o ‘modo crise’ significa não cair na armadilha de achar que o sucesso será duradouro, independentemente do esforço que se faça”, afirma.

Apoio às concessionárias

O GRUPO INTELLI também se destaca por sua dedicação às concessionárias de energia, contando com uma equipe especializada exclusivamente dedicada a esse setor. “Estamos presentes hoje em todas as concessionárias de energia elétrica do Brasil, do extremo sul ao extremo norte, participando ativamente do desenvolvimento de suas normas técnicas internas”, enfatiza o gestor. 

“Infelizmente, percebemos que, ao longo do tempo, as grandes empresas multinacionais – e as concessionárias acabaram fazendo parte dessa realidade – passaram a enxergar o departamento de engenharia como um custo, não como um investimento. Com isso, empresas que antes eram tidas como referência passaram a ter departamentos de engenharia cada vez mais enxutos. Como sempre fizemos questão de ter um departamento de engenharia reforçado, acabamos nos tornando um braço de apoio para as equipes das concessionárias”, completa.

Clube do Eletricista

Ampliando ainda mais o seu protagonismo no mercado, em março deste ano o GRUPO INTELLI lançou o “Clube do Eletricista“, um projeto educacional online e gratuito para profissionais do setor elétrico. O clube oferece palestras, cursos e conteúdos técnicos, com foco especial em aterramento e proteção contra descargas atmosféricas. Ministrados por especialistas de mercado e engenheiros da empresa, a plataforma proporciona atualizações sobre as práticas e inovações do setor. 

“Em sete meses de trabalho, já tivemos quase 15 mil inscritos, fora as milhares de pessoas que foram impactadas com impressões nas redes sociais, no YouTube, etc. O início desse projeto foi tão legal e tão bem feito que o sucesso está sendo reconhecido”, celebra Lorenzo Spedicato.

O executivo compartilha também que a iniciativa foi contemplada no Prêmio Limitless RD Station 2023, juntamente com a Mkteúdo Comunicação, agência de consultoria em Marketing Digital, com o 2º lugar na categoria “Melhor Case de Transformação Digital – Clientes atendidos por Agências Parceiras”. “Entre 17 mil projetos inscritos, ficamos entre os cinco finalistas. Isso já atesta a competência e o sucesso inicial do projeto”, finaliza.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.