Fluke Experience discute inovação e transição energética

Realizado em 10 de novembro na cidade de Atibaia (SP), o Fluke Experience promoveu um encontro com grandes nomes do País no segmento de Mineração, Energia Solar e Óleo & Gás. Visando debater o fomento à inovação no setor industrial, a programação contou com palestras, cases de sucesso e o lançamento do concurso Fluke Experience Awards – Melhores da Indústria, premiação com o objetivo de incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de empresas ou de profissionais da indústria no âmbito de inovação.

ESG e transição energética em pauta

O encontro deu grande destaque às discussões sobre transição energética e agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), tendo como carro-chefe a palestra ministrada pela especialista Ana Luci Grizzi. Atuando com o tema há mais de 20 anos, a mestra em Direito Ambiental estabeleceu a relação direta entre economia, sustentabilidade e ESG, dando ênfase a notícias e dados para validar as afirmações feitas durante a apresentação. Ana Luci convidou a audiência a pensar no tema como algo novo, abrindo mão da ideia pré-estabelecida de que o ESG não conversa com o retorno financeiro e se propôs a demonstrar isso na prática.

“Carregamos um estereótipo muito grande sobre o tema, porque não aprendemos a trabalhar com a variável de capital natural e de capital social e humano dentro de uma planilha de Excel. O ESG vem como um novo nome no mercado financeiro, para trazer essas questões de sustentabilidade num aspecto ambiental e social, junto com governança corporativa, para dentro dessa planilha”, declarou.

Ana Luci Grizzi, especialista em ESG. Imagem: Fernanda Pacheco/Revista OSE

Ainda sobre o tema transição energética, a Revista O Setor Elétrico entrevistou o gerente de Contas Estratégicas (Óleo & Gás e Petroquímicas) da Fluke, Marco Gonçalves, que apontou a mudança como sendo o assunto do momento no mundo. Na visão do especialista, é necessário trazer a questão para o dia a dia das pessoas, uma vez que “ao abordarmos o assunto citando notícias como a crise de energia na Europa, a crise do petróleo ou as questões econômicas, como multas ou bloqueios por conta de metas de carbono, parece que deixamos a questão fora da nossa realidade, nos fazendo pensar ‘o que eu tenho a ver com isso?’”.

Gonçalves explica que a transição energética também se aplica ao quanto deixamos de utilizar recursos elétricos, atuando em direção à eficiência energética, seja economizando na conta de energia ou substituindo veículos movidos a combustíveis fósseis por carros híbridos ou elétricos, por exemplo. O gerente cita que ações simples, como abrir mão de secar as roupas em uma secadora e estendê-las no varal (gerando economia de energia), também fazem parte desse movimento. “A transição energética está no nosso dia a dia. Está na política, na economia, na sociedade e na tecnologia”, concluiu.

Showroom

Imagem: Fábio Matuzawa/ Divulgação Fluke

Além de um painel direcionado às declarações de clientes satisfeitos e cases de sucesso envolvendo a marca, o Fluke Experience também incluiu em sua programação uma visita ao estande das linhas de produtos e soluções desenvolvidas pela empresa, abrangendo equipamentos como ferramentas de processo, localizadores de cabos e circuitos elétricos, soluções para painéis solares e câmeras termográficas. Confira alguns destaques:

  • Gerador de Imagens Industrial Ultrassônico Fluke ii900: câmera de imagens acústicas que possibilita a identificação – com rapidez e agilidade – de vazamentos de ar comprimido, de qualquer tipo de gás e de efeitos de descargas parciais de subestações, como o “efeito corona”;
  • Medidor de irradiância solar Fluke FLK-IRR1-SOL: possibilita a medição da incidência de raios solares em watt por metro quadrado, a temperatura ambiente e do módulo PV, a orientação da matriz e os ângulos de inclinação de um telhado ou painel;
  • Analisador de Qualidade de Energia Fluke 1777: com diversos upgrades em relação às versões anteriores, o equipamento conta com alimentação diretamente pelo barramento, módulo wi-fi e GPS embutidos, além de conectividade via rede (para acesso remoto) e via cabo RJ45.

Nova assistência técnica autorizada

A Fluke ainda aproveitou o encontro para anunciar a Trescal como sua nova assistência técnica oficial no Brasil. A mudança ocorreu após a companhia concluir o processo de aquisição da Metracal, responsável pelo suporte técnico da Fluke nos últimos 22 anos. Com isso, a projeção é que a capacidade de atendimento da empresa seja duplicada em 2023, gerando mais agilidade nos orçamentos e no tempo de resposta.

Fluke Experience Awards

Ao fim do encontro, a empresa anunciou o lançamento do Fluke Experience Awards 2022 – Melhores da Indústria, concurso que irá premiar as três melhores experiências de profissionais ou de empresas que inovaram em seus processos utilizando equipamentos da marca. Dividida nas categorias Inovação em Aplicação, Inovação em Projeto e Inovação em Sustentabilidade, a premiação aceitará inscrições até 22 de março de 2023. Já a divulgação dos vencedores ocorrerá em uma cerimônia marcada para o dia 13 de abril. Confira o regulamento e acesse o formulário de candidatura.

Cobertura e texto por Fernanda Pacheco.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 26/02/2024
Local: CENTRO DE CONVENÇÕES DO CONDADO DE ORANGE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Light+Building
Data: 03/03/2024
Local: Fair Frankfurt
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Sudeste
Data: 06/03/2024
Local: São Paulo - SP
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial
Data: 13/03/2024
Local: Hotel Windsor Barra - RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.