Ferramentas de monitoramento inovadoras e plataforma de IA estão entre as novidades do ExpoSendi 2023

Religador trifásico IoT, transformador de corrente trifásico, novo controle de banco de capacitor, ferramentas de monitoramento inovadoras e até plataforma de Inteligência Artificial para analisar dados. Essas são algumas das novidades que serão apresentadas pelos mais de 180 expositores que participarão da ExpoSendi 2023, realizada durante o XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi). O seminário, considerado o maior evento de distribuição de energia elétrica da América Latina, ocorrerá entre os dias 7 e 10 de novembro, no Espírito Santo.

Um dos destaques são os Hardwares RS2000, da CAS Tecnologia, equipados com inteligência embarcada e múltiplas tecnologias de comunicação, que oferecem comunicação IoT via satélite com cobertura global. Outra inovação tecnológica é o Neuron Inteligência Artificial, uma plataforma que lida com dados em grande escala e análises em alta velocidade, aumentando a efetividade e a tomada de decisão em relação à recuperação de receita, qualidade dos serviços e garantia de faturamento.

O presidente da CAS Tecnologia, Welson Jacometti, cita ainda o Monitoramento Proativo, serviço dedicado ao monitoramento da infraestrutura da plataforma Hemera, garantindo a disponibilidade sistemática e proativa de conexões, análises e integrações. Segundo ele, a ExpoSendi é uma oportunidade para apresentar soluções inovadoras que têm se mostrado relevantes no propósito de aplicar ações ESG das organizações, além da possibilidade de gerar novos negócios e realizar conexões com clientes e prospects, que virão de todas as regiões do Brasil. 

Já a HartBR lançará durante a exposição a versão trifásica do religador Rocket-3F. “O Rocket-3F é um religador trifásico IoT, com módulo de comunicação LoRa e NB-IoT embarcado para integração aos sistemas SCADA. O 3F é construído 100% em material polimérico e não tem risco de corrosão. Tem peso final de apenas 50kg e possui controle eletrônico integrado ao elemento de potência. O equipamento conta com suporte por energia solar. O acesso ao equipamento é feito através de um aplicativo Android, com camada de segurança por tokens, que variam de acordo com o dia, de forma automática, porque o Rocket-3F também possui chip GPS embarcado”, frisou Luiz Eduardo de Antonio, gerente comercial da HartBR. 

A G3-Alliance apresentará na feira sua tecnologia híbrida de powerline e rádio comunicação para redes inteligentes. “Esta tecnologia agora também suporta frequências e mecanismos de RF exigidos na América Latina. Portanto, estamos muito entusiasmados em vir para a Sendi”, explicou Leon Vergeer, secretário-geral da G3 Alliance. 

ExpoSendi

O ExpoSendi 2023 vai reunir, em um mesmo espaço, as grandes inovações e os mais modernos produtos, serviços e equipamentos da cadeia de distribuição de energia elétrica. Serão estandes apresentando e comercializando o que há de mais moderno no setor.

O espaço das plenárias terá apresentações simultâneas, com a tecnologia de arena silenciosa, e será integrado à área de exposições do evento. Além dos estandes das empresas participantes, há salas de negociação e apresentação dos trabalhos técnicos.

Veja outras novidades na ExpoSendi 2023:

  • SEL-734W 

É um controle de banco de capacitor da SEL que usa medições de tensão e corrente para decidir pela entrada e saída do banco, usando medições de potência para isso. O maior diferencial do produto é que as medições de corrente são feitas por sensores wireless que se comunicam com o controlador, ou seja, coloca-se um sensor sem fio no cabo da rede de distribuição e ele envia as medições de corrente para o controlador. Esta medição sem fios facilita a instalação do equipamento, que acaba sendo mais segura, ágil e barata quando comparamos com as soluções com fio de mercado.

  • Projetos de transformadores da Itaipu

São soluções com potência de até 40 MVA, classe de tensão de 145 KV e para aplicações especiais, como é o caso de transformadores subterrâneos, de aterramento e para aplicação em fornos industriais. Estes equipamentos atendem as demandas de concessionárias e também do mercado particular, com tecnologia de ponta e relevante capacidade técnica. 

  • TC Trifásico da Isolet 

Transformador de Corrente, 0,6kV, trifásico, para medição de energia. 

  • Autoria integrada da BYNE

Solução envolve a integração e unificação, em uma única interface, de várias formas de comunicação, incluindo soluções de comunicação de voz, como PABX, radiocomunicação – VHF, UHF e Satelital -, sistemas de mensageria e automação, utilizando protocolos padrão do mercado. Com uma plataforma de auditoria integrada, oferece recursos de gravação, transcrição, relatórios e dashboard, para uma visão e gestão ágil das informações. 

  • Bloqueador de cascas e galhos da BGL Soluções 

Dispositivo que é instalado no cabo de energia de média tensão, afastado do poste em torno de 80 cm a 1 m para evitar que a casca chegue ao poste, pois no momento em que a casca encostar no poste e no fio e estiver chovendo, desliga a energia.

  • Afastador de ninhos da BGL Soluções 

Desenvolvido para evitar que os pássaros façam seus ninhos encostados nos isoladores. Quando o ninho é feito encostado no isolador e chove, fecha curto entre o fio e a estrutura, desligando a energia e causando a morte dos filhotes que estão dentro do ninho. Quando o ninho é construído próximo ao isolador, o pássaro sobe no ninho e limpa o bico no cabo de energia, o que também causa o desligamento de energia e a morte do pássaro.

  • Monitor de Base Fusível, modelo TS300S Koala, da Tecsys 

Tem como objetivo apoiar as atividades de monitoramento e manutenção de redes de distribuição de energia elétrica em média tensão (13,8kV à 34,5kV). A sua instalação em campo é realizada utilizando-se escada e bastão de manobra (equipe leve), podendo ser instalado sem interrupção no fornecimento de energia.

O Koala detecta o deslocamento do cartucho causada pelo rompimento do elo fusível. Este evento de acionamento de fusíveis na rede de distribuição é informado em tempo real à Central de Operação da Distribuição (COD). 

  • TCM Online, da Densyx

Faz o monitoramento em tempo real on-line da condição de transformadores, em pleno funcionamento. Portanto, não há necessidade da realização de paradas no processo produtivo para realizar o diagnóstico, tornando a produção mais eficiente e diminuindo a exposição dos operadores ao maquinário.

  • Religador Tripolar à Vácuo da Romagnole

Oferece funcionalidades avançadas de gerenciamento de rede, aprimorando a confiabilidade e a eficiência das operações elétricas.

  • Regulador de Tensão da Romagnole

Projetado para atender às demandas crescentes de fornecimento de energia estável e de alta qualidade. Ele desempenha um papel fundamental na otimização da tensão, mantendo a integridade das redes elétricas.

  • AirGrid da Romagnole

 Capaz de adquirir sinais de tensão e corrente, o AirGrid pode fornecer sinais de saída individuais de cada fase em níveis seguros de operação para automação de banco de capacitores. Permite instalação simplificada no poste, substituindo um isolador pino convencional, sem a necessidade de seccionamento do condutor da rede aérea.

  • Para-raios poliméricos tipo estação Balestro designação SH (classe 5)

Produto foca nas reais necessidades dos sistemas elétricos de potência brasileiros, estando aptos para operar em toda a rede básica do SIN nos níveis de tensões nominais de 345 kV, 440 kV, 500 kV, 525 kV e 765 kV, dentre outros. 

  • Dispositivo/Ferramenta Porta Teste da Balestro

 Sua principal função é verificar a intercambialidade (dimensional) de chaves fusíveis já instaladas com o novo porta fusível a ser instalado, de uma forma segura e assim garantir a segurança na execução das manobras praticadas em campo. 

O Porta teste é um dispositivo que cumpre rigorosamente os dimensionais normalizados. mas não possui a finalidade de proteção como o porta fusível ou conduzir como as laminas desligadoras.  

  • DIVA – Dispositivo Indicador Visual Aberturada Balestro

O DIVA tem a finalidade de facilitar a visualização por parte dos eletricistas se o elo fusível atuou ou não, mesmo em condições desfavoráveis, como uma localização de difícil acesso, ou a longas distâncias, chuvas torrenciais, períodos noturnos onde a visualização é comprometida devido à ausência de iluminação.  

É um dispositivo indicador visual de baixo custo e de elevada simplicidade. Possuí extrema facilidade de montagem e implementação em equipamentos novos e ou já instalados em campo.

  • Klasswhats, da Klassmatt

Plataforma de Governança de materiais, serviços, clientes e fornecedores com Whatsapp e demonstração do Klassforr.

A Plataforma Klassmatt conta com diversas novidades: O Klasswhats, que permite que você gerencie de forma rápida, segura e acessível os cadastros de materiais, serviços, clientes e fornecedores da sua empresa, usando o aplicativo do Whatsapp ou do Microsoft Teams. 

É possível pesquisar itens, solicitação novos cadastros, contratações de serviços, adição de mídias e muito mais.

  • Plataforma para Qualificação e Homologação de Fornecedores, da Klassmatt 

Com ela, a empresa elimina riscos fiscais e automatiza o processo de conferência pública, reduzindo custos operacionais da área de homologação de novos fornecedores.

O Sendi

O Sendi é o maior evento de distribuição de energia da América Latina e pretende apresentar as principais inovações do setor, com destaque para soluções sustentáveis e de alta qualidade. As tendências de digitalização, descarbonização e descentralização são relevantes para o setor, pois dizem respeito à transição energética.

Realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, pelo Instituto Abradee e tendo a EDP como anfitriã, o Sendi 2023 ocupará mais de 20 mil metros quadrados, no Parque de Exposições de Carapina, e abrigará a ExpoSendi, uma exposição do segmento de energia; uma arena silenciosa com palestras simultâneas de especialistas renomados, apresentação de trabalhos técnicos, o espaço Inovação e o Rodeio Nacional dos Eletricistas.

O eixo central do evento será o ESG (Environmental, Social and Governance), abordando cases e práticas ambientais, sociais e de governança, com temas relacionados às macrotendências de transformação do setor de energia. Em pauta, conteúdos como gestão inteligente da rede; soluções para clientes; tendências e fomento à inovação; sustentabilidade do negócio UND; e liberalização do mercado. 

SERVIÇO

XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) 2023 

Data: 7 a 10 de novembro de 2023 

Local: Pavilhão de Carapina, no Espírito Santo

Informações e inscrições: www.sendi.org.br

Realização: Instituto Abradee e EDP

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: Fórum GD Nordeste
Data: 07/08/2024
Local: Recife - PE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: CINASE
Data: 14/08/2024
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Olinda (PE)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Norte
Data: 11/09/2024
Local: Manaus - AM
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: EXPOLUX
Data: 17/09/2024
Local: Expo Center Norte - São Paulo (SP)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.