Expansão do mercado de energia solar ressalta importância do descarte adequado de inversores térmicos

Conforme o mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado de São Paulo lidera o ranking de geração própria de energia solar no Brasil. São mais de 282,5 mil conexões espalhadas por todos os 645 municípios, somando 329,7 mil consumidores de energia elétrica solar. Com o crescimento do mercado, aumenta também a preocupação com os resíduos eletrônicos gerados com a manutenção dos sistemas, como inversores solares quebrados ou sem uso.

A Coopermiti, cooperativa paulistana especializada em lixo eletrônico, alerta que assim como a maioria dos equipamentos eletrônicos, os inversores também possuem materiais internos que, quando reciclados, podem voltar a ter uma vida útil na indústria, mas se descartados em aterros sanitários tradicionais podem poluir o meio ambiente. O grupo destaca que a solução é bastante simples: basta encaminhar os aparelhos para um ecoponto ou um centro especializado em e-lixo.

“É importante que o usuário procure pela descaracterização do inversor solar, é isso que vai garantir que este equipamento tão importante para a economia de recursos naturais, tenha um destino igualmente verde”, explica Alex Pereira, presidente da Coopermiti. Na natureza, o lixo eletrônico pode liberar substâncias altamente tóxicas, tais como mercúrio, cobre e cádmio, além de prejudicar o reaproveitamento de outros componentes.

A cooperativa destaca também que o lixo doméstico não deve receber nenhum tipo de equipamento, fio ou outro resíduo eletrônico. Para reduzir o descarte incorreto, a organização possui postos de coleta distribuídos pela capital paulista e também estabelece parcerias com instituições, empresas e indústrias para a retirada de resíduos eletrônicos.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: Energy Summit 2024
Data: 17/06/2024
Local: Rio de Janeiro/RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: ENASE
Data: 19/06/2024
Local: Hotel Windsor Oceânico - Rio de Janeiro (RJ)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Nordeste
Data: 07/08/2024
Local: Recife - PE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: CINASE
Data: 14/08/2024
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Olinda (PE)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.