A Schneider Electric e a Energisa oficializaram uma parceria que visa beneficiar cerca de 8,4 milhões de clientes em todo Brasil. Trata-se da aquisição pela Energisa do Sistema de Gestão de Distribuição Avançado (ADMS, na sigla em inglês), da Schneider Electric. A tecnologia gerencia de forma mais eficiente e preventiva a distribuição de energia elétrica.
Com o ADMS será possível coletar informações em tempo real dos dispositivos de campo, como medidores e transformadores. Dessa forma, será possível detectar e localizar falhas na rede elétrica, fornecendo informações precisas aos operadores para que possam tomar medidas corretivas rapidamente. Além de permitir a unificação e padronização da operação, a tecnologia é dotada de ferramentas para análise e monitoramento dos sistemas de distribuição.
“Unificar a gestão da operação trará uma série de vantagens: milhões de clientes terão o um atendimento mais ágil e o fornecimento de energia com ainda mais qualidade”, explica Gustavo Valfre, vice-presidente de Tecnologia da Energisa.
A implementação do sistema será feita de forma gradativa nas nove distribuidoras do Grupo até 2026. Serão investidos cerca de R$ 125 milhões no programa ao longo de quatro anos, abrangendo sistema, infraestrutura de data center, equipamentos, equipe de implantação, qualificação dos colaboradores da Energisa e sustentação.
Segundo o Marcos Matias, presidente da Schneider Electric Brasil, esse é um projeto que mostra como a multinacional está atenta aos mercados locais em que atua, levando inovação com respeito às regras de negócios e necessidades específicas de cada empresa. “Ser reconhecido como um consultor de confiança por uma distribuidora do porte da Energisa é orgulho para toda a equipe. Mais do que oferecer a tecnologia, a Schneider Electric fechou uma parceria para apoiar a transformação digital de toda a operação da distribuidora. Estamos animados com o começo desse projeto.”