O site g1 apresentava no dia seguinte ao jogo entre Fortaleza e Palmeiras em 11/07/2022: “Apagão no Castelão foi causado por curto-circuito em estação de energia, diz secretaria; Enel contesta”. A nota oficial dos responsáveis pelo estádio indicava que “foi identificada uma explosão de um poste de energia do lado de fora do estádio e, por consequência, houve o mesmo problema em uma subestação da Arena Castelão”.
Aos que assistiam a transmissão pela televisão e acompanhavam ao vivo, a interrupção de energia ocorreu aos 44 minutos do segundo tempo, quando tanto Fortaleza quanto o Palmeiras ainda tentavam sair do 0 X 0. Um apagão que só não foi “geral” em função da placa de publicidade que continuou iluminada possivelmente devido ao sistema de energia de backup e aos celulares da torcida que produziam um belo espetáculo.
No campo, os protagonistas da partida aguardavam, enquanto os civilizados torcedores arremessavam pedaços de cadeiras uns contra os outros. Tudo no escuro! Ao final de 30 minutos regulamentares o que se observava era a falta total de iluminação (e energia) nas instalações, mesmo nos vestiários e saídas do estádio para os torcedores, além de um volume de informações desencontradas que tentavam explicar o que ocorrera. Fatos que poderão ser mais bem evidenciados se houver interesse.
Sensacionalismos a parte e sob o ponto de vista analítico e comportamental das instalações elétricas, alguns pontos poderiam ser melhor entendidos pela equipe técnica de manutenção do estádio que fora integralmente reformado em 2014:
O autor da celebre frase “é fogo, torcida brasileira” é do sempre lembrado Fiori Gigliotti, a quem saúdo como um apaixonado pelo futebol, além da eletricidade. Talvez sua frase de efeito teria sido uma previsão para “a explosão do poste!”
Vamos nos profissionalizar e criar competências, nossa engenharia está pronta para atender às demandas. Particularmente, o Ceara é terra de gente muito boa na área.
Fiori Gigliotti, jornalista esportivo.
Autor:
José Starosta é diretor da Ação Engenharia e Instalações e presidente da Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica (SBQEE). É consultor da revista O Setor Elétrico. jstarosta@acaoenge.com.br
ACESSOS
|
VIRTUAL GRATUITO
|
VIRTUAL ILIMITADO
|
IMPRESSO + VIRTUAL ILIMITADO
|
---|---|---|---|
Notícias do Setor
|
|
|
|
Guias Setoriais
|
|
|
|
Conteúdo Empresarial
|
|
|
|
Eventos do setor
|
|
|
|
Webinar
|
|
|
|
Vídeos
|
|
|
|
E-books
|
|
|
|
Artigos de opinião
|
|
|
|
Fascículos
|
|
|
|
Artigos técnicos
|
|
|
|
Colunistas
|
|
|
|
Revista O Setor Elétrico - Leitura e Download
|
|
|
|
Revista Impressa
|
|
|
|