Digitalização do setor elétrico pode acelerar desenvolvimento das cidades inteligentes

Com a forte tendência de digitalização do setor elétrico brasileiro, os investimentos em redes de comunicação para automação das linhas de distribuição de energia e medição remota do consumo vêm crescendo consideravelmente. Essa transformação digital desperta o interesse do mercado para a possibilidade de novos negócios. Um deles é: como aproveitar essa estrutura de conectividade, que tende a se expandir ainda mais no país, para fomentar tecnologias que melhorem a qualidade de vida da população e ajudem a desenvolver as cidades inteligentes?

Pesquisadores do Lactec estão atrás dessa resposta. Uma das frentes de estudos da empresa para o setor elétrico se propõe a avaliar a aplicação de tecnologias de cidades inteligentes, aproveitando a infraestrutura de comunicação de sistemas de smart grids. O projeto de pesquisa e desenvolvimento atende à demanda da subsidiária de distribuição da Copel e é realizado no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Confira mais notícias em nosso portal sobre a digitalização no setor clicando aqui.

O piloto do projeto está em implantação em Ipiranga (PR), área de concessão da Copel Distribuição, e é a primeira cidade do país a ter todas as unidades consumidoras atendidas com medidores inteligentes. Em princípio, será testada a inserção de três tecnologias: automação da iluminação pública, medição inteligente de consumo de água e automação do monitoramento climático.

Os pesquisadores do Lactec desenvolveram os módulos com os circuitos eletrônicos, que permitirão a conexão dos dispositivos de cidades inteligentes (luminária, medidor de água e estação meteorológica) à rede de comunicação (smart grid) da Copel, em Ipiranga. Foi desenvolvida, também, toda a parte sistêmica, ou seja, como os dados dos equipamentos vão trafegar, via rede inteligente da concessionária, e como essas informações serão processadas e coletadas, posteriormente.

Ensaios preliminares foram realizados na própria sede do Lactec, em Curitiba, comprovando a funcionalidade dos protótipos. Os ensaios em campo, a serem realizados nos próximos meses, permitirão avaliar, também, como a utilização de outros serviços impacta o desempenho da rede de comunicação, projetada originalmente para smart grid.

Acesse o site da Aneel e confira mais sobre aqui.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 26/02/2024
Local: CENTRO DE CONVENÇÕES DO CONDADO DE ORANGE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Light+Building
Data: 03/03/2024
Local: Fair Frankfurt
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Sudeste
Data: 06/03/2024
Local: São Paulo - SP
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial
Data: 13/03/2024
Local: Hotel Windsor Barra - RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.