Consumo de energia elétrica bate recorde histórico pelo segundo dia seguido

 Pelo segundo dia consecutivo, o Brasil alcançou um novo recorde no consumo de energia, atingindo a marca de 101.475 MW às 14h20 desta terça-feira (14), de acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No dia anterior (13), o pico de consumo registrado foi de 100.955 MW — a primeira vez na história do SIN (Sistema Integrado Nacional) que a demanda atingida superou a marca de 100 mil MW. Comparando com o início de novembro, esse aumento representa uma elevação significativa de 16,8% na demanda de energia elétrica.

Os resultados são reflexo das elevadas ondas de calor que vêm afetando boa parte do país desde o último fim de semana, causando um maior uso de equipamentos de refrigeração pelos consumidores, sendo que o horário dos picos registrados ficam próximos aos momentos mais quentes do dia (por volta das 15h). Previsões indicam que o cenário de temperaturas elevadas deve se estender até, pelo menos, esta sexta-feira (17).

“Sistema está preparado”

Em nota, o ONS garantiu que o SIN está preparado para atender a alta na demanda. “A onda de calor que vem afetando boa parte do Brasil incidiu diretamente na demanda por energia elétrica. O Operador reforça que o SIN é robusto, seguro, possui uma ampla diversidade de fontes e está preparado para atender às demandas de carga e potência da sociedade brasileira”, diz o texto. Confira aqui o relatório completo de Carga e Geração, atualizado regularmente pelo ONS.

Em sua página no X (antigo Twitter), o Ministério de Minas e Energia (MME) destacou o papel crucial da energia hidráulica no suprimento energético do país diante do cenário de alta demanda.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.