PortugueseEnglishSpanishGerman

Cepel inaugura laboratório de smart grids no Rio de Janeiro

O Cepel inaugurou, em dezembro, seu Laboratório de Smart Grids, o primeiro da América Latina com capacidade e versatilidade para pesquisa e ensaios que envolvam potência e representação de componentes de um sistema real. Com investimentos da ordem de R$ 20 milhões, provenientes da Eletrobras, Petrobras e Projeto Meta (Banco Mundial e Ministério de Minas e Energia), o laboratório está implantado na Unidade Adrianópolis do Centro (Nova Iguaçu/RJ), onde se encontram alguns dos maiores laboratórios de alta tensão e alta potência do Brasil.

O novo laboratório do Cepel contribuirá para a evolução tecnológica no uso e na geração de energia no segmento de distribuição, transmissão e comercialização de energia. Na infraestrutura, será possível realizar a definição e a avaliação experimental de requisitos de conexão que possibilitem integrar, de forma otimizada, elevados níveis de recursos energéticos distribuídos – como geração solar fotovoltaica distribuída, geração eólica, armazenamento com baterias e veículos elétricos plugáveis. O objetivo é assegurar mais controle às redes elétricas, mantendo sua confiabilidade e robustez.

A cerimônia de inauguração contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que destacou o Cepel como centro de referência na América Latina e no mundo. O ministro também destacou o papel desempenhado pela instituição ao longo da história do setor elétrico brasileiro: “a nossa transição energética começou há 50 anos, e o Cepel faz parte deste processo, quando iniciamos a construção de Itaipu. Logo depois criamos o Cepel e o nosso programa nuclear. Nessa ocasião, já acreditávamos na bioenergia, com o Proálcool. Hoje, estamos colhendo os frutos disso com a nossa matriz elétrica limpa, renovável e sendo uma referência para o mundo”.

Na ocasião, o diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, assinalou que o novo laboratório, de fato, é uma ação estratégica do Centro, aderente à modernização do setor. “Uma modernização que requer um aparato tecnológico, de pesquisa, de tecnologia.  “Esta instalação faz parte deste aparato. Está alinhada com demandas que virão desta modernização”, ressaltou, acrescentando que mais de 60% dos R$ 20 milhões investidos na implantação da infraestrutura foram aplicados na aquisição de equipamentos.

Nesta primeira fase do laboratório, entra em operação a Bancada de Simulação em Tempo Real Power Hardware in The Loop (PHIL). Pioneira no Brasil, a bancada possibilita avaliar, simultaneamente, vários Equipamentos Sob Ensaio (ESE), interagindo com a representação em tempo real do sistema elétrico no qual estarão conectados. Cria-se, assim, um ambiente representativo das condições reais de campo para verificar a operação dos ESE.

Também já está operacional a área de ensaios para avaliação de conformidade com potência nominal de 300 kVA, maior capacidade nominal do Brasil.  Na área, é possível ensaiar, por exemplo, inversores do tipo centralizado, utilizando abordagem modular. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

No data was found

Próximo Evento

Evento: SBSE 2022
Data: 10/07/2022
Local: Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: EXPOLUX 2022
Data: 02/08/2022
Local: Expo Center Norte
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: 15° Fórum GD Centro Oeste
Data: 10/08/2022
Local: Campo Grande - MS
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: 38° CINASE Salvador
Data: 10/08/2022
Local: Centro de Convenções Salvador
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.