CCEE lança plataforma de dados abertos para fornecer visão abrangente sobre o mercado de energia

Visando ampliar a transparência das informações públicas, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lançou, nesta segunda-feira (10), o portal Dados Abertos CCEE, iniciativa que coloca à disposição da sociedade uma série de dados compilados sobre o cenário da comercialização de energia, com uma visão importante sobre tendências e resultados desde 2013. 

O portal chega como ferramenta importante para orientar empresas, investidores, especialistas, estudantes e jornalistas que buscam frequentemente por boletins da CCEE. Com a adoção de uma nova governança de dados, a Câmara de Comercialização tornou o processo de extração do conteúdo mais automatizado, ágil e fácil de ser acessado e analisado por todos os públicos. 

“Acreditamos que a transparência e a simetria de informação são pilares fundamentais para o desenvolvimento de um mercado sustentável. Modernizar o formato de disponibilização dos dados é uma maneira da CCEE contribuir com os avanços do setor e possibilitar que a sociedade conheça cada vez mais a comercialização de energia”, destaca Talita Porto, vice-presidente da CCEE.

Os usuários do novo portal poderão filtrar os temas de forma mais objetiva, podendo consultar os valores disponibilizados em conjuntos de dados, também conhecidos como Datasets. Esses conjuntos são catalogados e agrupados em contextos de negócio específicos, contendo descrições e dicionários com explicações sobre o conteúdo.

Para os usuários mais assíduos e que utilizam os dados para fomentar seu negócio, o novo portal possibilita a utilização de Application Programming Interface, conhecidas como APIs, que possibilitam que as partes interessadas automatizem a coleta dos dados com as suas próprias soluções tecnológicas. A concepção do Dados Abertos CCEE seguiu o modelo de portais de transparência oferecidos por governos e instituições nacionais e internacionais. 

Dados disponíveis

O acervo do Dados Abertos CCEE será alimentado gradativamente ao longo de 2023 e nos próximos anos. Neste lançamento, os usuários poderão consultar os dados que são disponibilizados no InfoMercado Dados Gerais. Confira abaixo uma lista com os principais:

Imagem: Divulgação/CCEE

Com informações da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 26/02/2024
Local: CENTRO DE CONVENÇÕES DO CONDADO DE ORANGE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Light+Building
Data: 03/03/2024
Local: Fair Frankfurt
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Sudeste
Data: 06/03/2024
Local: São Paulo - SP
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial
Data: 13/03/2024
Local: Hotel Windsor Barra - RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.