ANEEL promove workshop internacional para debater as perdas não técnicas de energia elétrica

Evento aconteceu nesta quinta (4), na sede da CNI em Brasília

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou nesta quinta-feira (4) um workshop internacional para promover a construção de soluções sustentáveis para a redução de ligações clandestinas e fraudes em medidores de energia e aprimorar o atendimento em áreas com elevada complexidade socioeconômica. O evento híbrido aconteceu na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e foi transmitido ao vivo pelo canal da ANEEL no YouTube.

O Workshop Internacional de Perdas Não Técnicas contou com a participação do diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, dos diretores Ricardo Tili e Agnes da Costa, da superintendente de Gestão Tarifária e Regulação Econômica, Camila Bomfim, além de lideranças internacionais, especialistas do setor elétrico nacional, institutos de pesquisa e representantes de concessionárias.

Feitosa apresentou números impactantes das perdas não técnicas no Brasil: “As fraudes de energia representam um prejuízo em torno de R$ 10 bilhões, sendo que R$ 6,4 bilhões desse total recaem sobre as contas de energia dos consumidores regulares, trazendo uma série de prejuízos à sociedade brasileira”. E completou: “São números bastante impactantes, mas ao refletirmos sobre eles, temos a exata dimensão da importância do trabalho que a ANEEL e todos que estão aqui presentes realizam”.

Agnes da Costa destacou como valiosa a troca de experiências na construção de soluções para o tema. “É importante buscar inspiração em outros lugares e conhecer diferentes pontos de vista, para identificar aquelas questões que não conseguimos enxergar e construir soluções mais ponderadas e abrangentes para os nossos problemas”, apontou a diretora.

Para Ricardo Tili, “é essencial discutirmos esse grave problema que é a perda não técnica no brasil e analisar como ele se comporta em cenários de diferentes áreas de concessão pelo país”. Ao enfatizar o crescente agravamento do problema, o diretor falou da importância de buscar soluções que promovam a eficiência, a qualidade e a equidade na prestação de serviços essenciais para a sociedade.

Entre os temas levantados no evento, destaca-se a discussão sobre a regulação como um instrumento essencial para mitigar as perdas comerciais e os desafios que envolvem o seu papel nesse contexto. Outro assunto abordado foi o desafio enfrentado pelas distribuidoras de energia elétrica em áreas de elevada complexidade socioeconômica, bem como as estratégias e soluções para garantir o fornecimento adequado de energia.

Um painel de destaque no evento foi dedicado a avaliar experiências internacionais na redução de perdas comerciais na prestação de serviços públicos. A sessão contou com a participação de representantes da Colômbia, Índia e Angola, que compartilharam práticas bem-sucedidas nessa área, contribuindo para aprimorar as iniciativas adotadas em contexto nacional.

A diretora Agnes da Costa também moderou a mesa de encerramento do evento que apontou dois importantes questionamentos: “O que falta para acelerarmos a redução das perdas não técnicas de energia no Brasil?” e “Quais são os atores catalisadores dessa mudança?”.

O seminário reuniu aproximadamente 500 participantes, sendo 187 presenciais e o restante participando remotamente. Os pontos levantados no workshop servirão de subsídio para a revisão do Submódulo 2.6 do PRORET – Perdas de Energia e Receitas Irrecuperáveis, atividade que consta da Agenda Regulatória da ANEEL.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: Fórum GD Nordeste
Data: 07/08/2024
Local: Recife - PE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: CINASE
Data: 14/08/2024
Local: Centro de Convenções de Pernambuco - Olinda (PE)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Norte
Data: 11/09/2024
Local: Manaus - AM
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: EXPOLUX
Data: 17/09/2024
Local: Expo Center Norte - São Paulo (SP)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.