ANEEL lança painel para acompanhamento da expansão da oferta de geração de energia elétrica

Nesta quarta-feira (31), o Portal de Relatórios Abertos (PARA) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) disponibilizou a atualização do painel RALIE, que reúne informações sobre a expansão da oferta de geração de energia elétrica. 

Com formato mais intuitivo, a ferramenta amplia o acesso aos dados de fiscalização de novas usinas em implantação e facilita o acompanhamento da expansão da oferta de geração de acordo com o ano, região, tipo de fonte de energia, entre outros filtros. O objetivo é aprimorar a interatividade e fornecer mais informações sobre obras de geração. 

As informações do painel são atualizadas mensalmente baseadas nas inspeções in loco nas obras das centrais geradoras e nos dados disponibilizados no Relatório de Acompanhamento de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica (Rapeel), que conta com a contribuição das empresas fiscalizadas para uma análise minuciosa da equipe de monitoramento. 

Conheça o painel RALIE e saiba como acessar os dados

O painel oferece uma visualização detalhada por usina, incluindo informações sobre o estágio das obras, coordenadas geográficas, dados de financiamento e recursos, além dos contratos celebrados pelas empresas fiscalizadas. Além disso, o RALIE permite que o usuário exporte dados disponíveis na plataforma e aplique diversos filtros para personalizar a busca.

Os dados são organizados em seções para facilitar a análise de acordo com os interesses do usuário. Veja quais são as informações disponíveis em cada seção. 

  • Tendência de Expansão: Apresenta uma projeção da potência instalada (MW) para o período de 2024 até 2032, com foco na viabilidade da implantação das usinas por região e na expectativa de operação comercial. 

  • Histórico e Tendência Mensal: É possível consultar a capacidade instalada (MW) mensal e a quantidade de usinas em operação no período. Além de dados categorizados por região, tipo de geração, comercialização, cronograma, situação das obras e detalhes de cada empreendimento. 

  • Histórico e Tendência por Origem: Dados sobre a expansão da oferta de geração de energia de 1997 até o ano atual divididos por tipo de fonte de energia. 

  • Previsão de Operação Comercial: É possível consultar e exportar dados da lista de unidades geradoras com a previsão de operação comercial de cada unidade geradora monitorada. O painel inclui campos de dados relacionados ao cronograma outorgado, estabelecido como obrigação, e do cronograma realizado, quando comprovado pela empresa e homologado pela fiscalização da ANEEL. 

  • Detalhamento de Usinas: O usuário pode consultar informações detalhadas de cada usina. Basta selecionar uma usina na lista que vai aparecer informações regulatórias sobre o empreendimento, como dados cadastrais autodeclarados pela empresa fiscalizada, indicadores, cronograma e licenciamento ambiental. 

Para mais informações, acesse: https://portalrelatorios.aneel.gov.br/Ralie

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo evento

Evento: DISTRIBUTECH
Data: 26/02/2024
Local: CENTRO DE CONVENÇÕES DO CONDADO DE ORANGE
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Light+Building
Data: 03/03/2024
Local: Fair Frankfurt
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Fórum GD Sudeste
Data: 06/03/2024
Local: São Paulo - SP
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Agenda Setorial
Data: 13/03/2024
Local: Hotel Windsor Barra - RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.