A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou, nesta sexta-feira (24/11), que a bandeira tarifária continuará verde no mês de dezembro, o que significa que não haverá cobrança de custos adicionais nas contas de energia elétrica. Desde abril de 2022, a sinalização se mantém verde devido às condições favoráveis de geração.
O diretor-geral Sandoval Feitosa reforçou a importância do acionamento desta sexta-feira (24/11). “Com o anúncio do mês dezembro, fica confirmada a previsão feita no início de 2023 de bandeira verde para todo ano. A bandeira permanece assim desde abril de 2022 e, com isso, totalizamos 20 meses sem cobrança de custos adicionais nas contas de energia. A notícia é positiva e indica condições favoráveis de geração em todo o país”, ressaltou Feitosa.
Como funcionam as projeções das bandeiras tarifárias
O mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência aos consumidores quanto ao custo real da geração de energia. As projeções de acionamento de bandeiras tarifárias – classificadas como verde, amarela ou vermelha – são atualizadas constantemente pela Agência e são válidas para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.