A importância dos detalhes típicos de projetos elétricos e de instrumentação “Ex” – Parte 2/3

Dando sequência ao artigo sobre este assunto apresentado na edição anterior, são mostrados a seguir exemplos de detalhes típicos de projeto para a montagem de equipamentos elétricos e de instrumentação “Ex”.

Estes exemplos são utilizados por diversas empresas da indústria do petróleo e petroquímica, tanto do Brasil como de outros países do mundo, incorporam diferentes tipos de equipamentos elétricos e de instrumentação e diferentes tipos de proteção “Ex” disponibilizados no mercado por fabricantes de equipamentos “Ex”.

Exemplo de detalhe típico de projeto para montagem de tomada de força “Ex” com tensão nominal de 230 V ou 480 V, com tipo de proteção “segurança aumentada” e componentes centelhantes “à prova de explosão com invólucro plástico” ou Ex “t”. Exemplo de marcações: Ex  IIC T4 Gb / Ex tb IIIC T135 °C Db.Exemplo de montagem de tomada de força “Ex” 230 V com tipo de proteção “segurança aumentada” e componentes centelhantes “à prova de explosão com invólucro plástico” ou Ex “t”. Exemplo de marcações: Ex de IIC T4 Gb / Ex tb IIIC T135 °C Db.
Exemplo de detalhe típico de projeto para montagem de motor de indução trifásico com marcações Ex “eb”, Ex “ec” ou Ex “tb”. Forma construtiva IM B3L (Norma ABNT NBR IEC 60034-7) e botoeira local de comando com marcações: Ex de IIC T6 Gb / Ex tb IIIC T85 °C Db.Exemplo de instalação de motor de indução trifásico com marcações Ex “eb”, Ex “ec” ou Ex “tb” e de botoeira local de comando Ex “de”.
Exemplo de detalhe típico de projeto para montagem de luminárias “Ex” LED. Exemplo de marcações: Ex dem IIC T5 Gb / Ex tb IIIC T100 °C Db, Ex nC nR IIC T5 Gc / Ex tb IIIC T100 °C Db.Exemplo de instalação de luminárias “Ex” LED que proporcionam EPL Gb, Gc ou Db.
Exemplo de detalhe típico de projeto para montagem de painel de distribuição “Ex” para circuitos de força e controle com tipo de proteção “segurança aumentada” e componentes centelhantes “à prova de explosão com invólucro plástico”. Exemplo de marcações: Ex de IIC T5 Gb / Ex tb IIIC T100 °C Db. Transformador trifásico com tipo de proteção “segurança aumentada” ou Ex “t”. Exemplo de marcações: Ex ec IIC T4 Gc / Ex tb IIIC T135 °C Db.Exemplo de montagem de painel de distribuição “Ex” para circuitos de força e controle com tipo de proteção “segurança aumentada” e componentes centelhantes “à prova de explosão com invólucro plástico” ou Ex “t”. Exemplo de montagem de transformador trifásico com tipo de proteção “segurança aumentada” ou Ex “t”. 
Exemplo de montagem de caixa de junção Ex “e” para distribuição de circuitos controle e automação com tipo de proteção “segurança aumentada” ou Ex “t”. Exemplo de marcações: Ex e IIC T5 Gb / Ex tb IIIC\ T100 °C Db.Exemplo de montagem de painel de distribuição “Ex” para circuitos de força e controle com tipo de proteção “segurança aumentada” e componentes centelhantes “à prova de explosão com invólucro plástico” ou Ex “t”. 

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: CIDE
Data: 05/06/2024
Local: Transamerica Expo Center
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Energy Summit 2024
Data: 17/06/2024
Local: Rio de Janeiro/RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: ENASE
Data: 19/06/2024
Local: Hotel Windsor Oceânico - Rio de Janeiro (RJ)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: EXPOELETRICA 2024
Data: 16/07/2024
Local: Centro de Convenções Frei Caneca - 4º andar
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.