XXV SNPTEE divulga programação do evento

set, 2019

Seminário está com inscrições abertas e visa capacitar e desenvolver os profissionais do setor elétrico brasileiro

O público já pode conhecer a programação completa do XXV Seminário Nacional de Energia Elétrica (SNPTEE), que vai ocorrer entre os dias 10 e 13 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Realizado a cada dois anos, o evento volta a Minas Gerais após 16 anos, quando foi sediado em Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro.

Nesta edição, o seminário vai apresentar cerca de 600 informes técnicos elaborados por profissionais do setor. O SNPTEE visa promover o intercâmbio de informações de naturezas técnica e gerencial entre empresas e entidades das áreas de produção e transmissão de energia elétrica. A ideia é ampliar e aperfeiçoar o progresso técnico e tecnológico alcançado e o conhecimento em relação às pesquisas em desenvolvimento, melhorando, assim, a efetividade dos sistemas de potência do país.

Uma das novidades deste ano é o encontro inédito de lideranças das empresas e das entidades de geração e transmissão de energia (Encontro de CEOs). De acordo com o superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão da Cemig e coordenador-geral do XXV SNPTEE, Nelson Benício Marques Araújo, o objetivo dessa ação pioneira é discutir os grandes temas do setor elétrico nacional.

Programado para o início da tarde do dia 11 de novembro, o encontro de lideranças também pretende estreitar o relacionamento dos CEOs com o CIGRE-Brasil. “A ideia é discutir os principais desafios do setor, bem como promover a produção, o compartilhamento, a disseminação e a preservação de conhecimentos técnico-científicos, gerenciais e educacionais aplicados ao setor elétrico brasileiro”, destaca Araújo.

Além disso, o evento contará com um espaço destinado aos jovens profissionais da área de energia: o Next Generation Network Showcase (NGNS), uma iniciativa do Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE). A ação vai acontecer nas tardes dos dias 11 e 12 de novembro.

“Essa atividade visa propiciar aos jovens membros do CIGRE-Brasil a chance de apresentarem seus trabalhos a um público especializado e desfrutarem da possibilidade de construir networking desde o início da carreira”, ressalta o coordenador-geral do XXV SNPTEE.

 

Espaço para mulheres e jovens

O XXV SNPTEE irá contar ainda com estandes de quase 80 empresas patrocinadoras, que vão expor e divulgar seus projetos e trabalhos desenvolvidos, além da 2ª edição do Fórum de Mulheres. Agendada para o dia 13 de novembro, a atividade busca valorizar as profissionais do setor, que já ocupam 22% dos empregos na área de energia elétrica em todo o mundo, segundo dados da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena).

Esse encontro também visa intensificar a integração entre homens e mulheres no CIGRE, melhorando os resultados das equipes de estudo e de trabalho do setor elétrico. “O Fórum de Mulheres foi inspirado em uma iniciativa do CIGRE Internacional na Bienal 2014. Desde então, os comitês da China, do Reino Unido e do Brasil, entre outros, organizam eventos semelhantes para valorizar a presença feminina em diferentes trabalhos e carreiras da área de energia”, salienta Araújo.

No início da tarde de terça-feira (12/11), também vai acontecer a 2ª edição do Fórum de Jovens. A iniciativa pretende debater a inserção de novos profissionais diante das transformações no setor elétrico.

Confira a programação completa do XXV SNPTEE.

Comentários

Deixe uma mensagem