Usinas de energia solar terão capacidade de reduzir cerca de 2,7 mil toneladas de CO₂ na região Nordeste do Brasil por ano

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a região Nordeste do Brasil é uma das que mais se destaca no setor de energia solar, e possui o maior volume de potência instalada, 7,4 GW. Além disso, até o momento, é a que criou a maior quantidade de empregos no setor: 198 mil admissões realizadas desde o início da expansão da fonte de energia limpa no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR).

Dentro deste mercado, a Trinity Energias Renováveis, uma geradora de energia renovável, gestora e comercializadora de energia no mercado livre, anunciou o investimento de R$300 milhões para atender a demanda crescente que o setor apresenta, e possui oito usinas de energia solar já implantadas, sendo cinco no estado do Ceará e três na Bahia. As unidades, somadas, devem alcançar uma redução de cerca de 2,7 mil toneladas de CO₂ por ano. 

De acordo com João Sanches, CEO da Trinity, a região possui um potencial enorme, pois possui alta incidência solar e pouca chuva, características que favorecem a geração de energia através deste fonte. “Estamos no meio de uma grande discussão sobre transição energética e descarbonização no mundo, e o nosso país se destaca como um líder mundial nesta discussão, uma vez que 93% da energia gerada em 2023 foi por meio de fontes renováveis, como a solar”, afirma o CEO da Trinity, João Sanches. 

O estado do Ceará é o que teremos maior volume de usinas, hoje temos três usinas implantadas na cidade de Jaguaruana, uma na cidade de São Gonçalo do Amarante e uma na cidade de Ipu. Somadas, as usinas deverão atender até 4 mil residências. Até o final de 2024 teremos mais sete unidades concluídas no mesmo estado.

Na Bahia, as UFVs estão instaladas nas cidades de Morro do Chapéu e Irecê, e tem potência de conexão de 3 MW, atendendo a cerca de 1,9 mil e 2,1 mil residências, respectivamente. Já a unidade que será instalada na cidade de Petrolândia, no estado de Pernambuco, terá potência de conexão de 2,5 MW e deverá atender a 1,7 mil residências.

As usinas, deverão gerar cerca de 1.000 vagas de emprego temporário e devem durar até a finalização de cada construção, em média, 6 meses. Todos os profissionais são terceirizados e são selecionados por empreiteiras locais contratadas pela Trinity. Ou seja, as 1.000 vagas tendem a ser preenchidas por trabalhadores das regiões.

Somados, serão mais de 50 mil módulos solares que formarão os complexos, e as UFVs da Trinity na região nordeste do país terão uma capacidade de redução de CO₂ equivalente ao plantio de 19 mil árvores por ano.

Além do Nordeste, a Trinity também quer focar os olhos nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e mirar, em um futuro mais distante, na geração de energia renovável por outra fonte: a eólica. “Estamos estudando essa possibilidade”, afirma.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No data was found

Próximo evento

Evento: FEICON
Data: 02/04/2024
Local: São Paulo Expo
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: UTC América Latina
Data: 09/04/2024
Local: Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro (RJ
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: Intersolar Summit Brasil Nordeste
Data: 10/04/2024
Local: Centro de Eventos do Ceará
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.
Evento: T&D Energy 2024
Data: 17/04/2024
Local: Novotel Center Norte - São Paulo (SP)
00
Dias
00
Horas
00
Min.
00
Seg.

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.