Use plugues e tomadas com segurança

set, 2019

Plugar equipamentos nas tomadas faz parte do nosso dia a dia, mas o que deve ser feito para não danificar aparelhos e evitar choques? A Tramontina dá as dicas

Você já plugou algum eletrodoméstico ou aparelho eletrônico numa tomada hoje? A transmissão de energia elétrica aos aparelhos é uma ação cotidiana e o manuseio deve ser feito com segurança, para não danificar equipamentos e, principalmente, evitar choques que podem ser fatais. Como não correr riscos? A equipe técnica da fábrica de materiais elétricos da Tramontina dá três dicas:

  1. Atenção ao tipo de plugue que compõe o aparelho: verifique se ele é compatível com o tipo de tomada que se tem em casa. A Tramontina explica que o plugue fêmea (que fornece energia) e o plugue macho (que fica conectado ao equipamento elétrico) devem ser compatíveis para que o funcionamento dos aparelhos ocorra de forma adequada.
  1. O plugue aqueceu ou derreteu em algumas partes? Isto significa que a tomada está trabalhando com uma energia maior (ampères) do que a sua capacidade, aquecendo a tomada e o plugue ali conectado. Segundo a Tramontina, quando isto ocorre, é hora de consultar um profissional da área de eletricidade e rever a instalação elétrica.
  1. Vai comprar plugues e tomadas? Se sim, verifique:
  • A corrente do equipamento que se pretende conectar naquele plugue, que deve ser de 10 ou 20 ampères. Eletrodomésticos comuns, como televisores, rádios e computadores, consomem no máximo 10 ampères. Já as tomadas de 20A são destinadas aos equipamentos com potências elevadas, como micro-ondas, aquecedor, condicionador de ar e máquina de lavar louça.
  • Se o produto possui certificado de conformidade, uma garantia de que o fabricante atende as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelecem o padrão brasileiro para tomadas e plugues elétricos para uso doméstico e análogo. Segundo a Tramontina, um produto certificado passa por testes que garantem ao consumidor a segurança e confiabilidade de atendimento às características de proteção à saúde do usuário e proteção do meio ambiente.

Para atender ao consumidor que vai substituir plugues e tomadas, a Tramontina dispõe da Linha Priscus, com produtos fabricados de termoplástico de engenharia antichama e com pinos maciços de liga de latão – em conformidade com as normas que estabelecem os padrões para plugues e tomadas de uso doméstico. Os modelos com dois pinos (2P) são comercializados nas cores verde, bege, azul, vermelho, branco, cinza e preto; e a versão com três pinos (2P + T) pode ser encontrada nas cores branca e preta.

Comentários

Deixe uma mensagem