Um olhar sobre o armazenamento de energia em baterias, energias renováveis e eficiência energética para consumidores residenciais

maio, 2019

por

Jefferson A.C. Matias – Gerente de Projetos na SelEnergy Energias Renováveis, Especialista em Eficiência Energética em Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Alexandre Rasi Aoki – Professor da Universidade Federal do Paraná e Coordenador do CE-C6 Sistemas de Distribuição e Geração Distribuída do Cigrè Brasil.

 

A oferta descentralizada de energia no Brasil, especificamente a solar fotovoltaica (FV), proporciona renovação na infraestrutura das redes de distribuição de energia, uma vez que, além de atender à demanda energética do consumidor, o excedente de energia pode ser injetado na rede. Usualmente, os trabalhos acerca deste tema são desenvolvidos, almejando manter uma produção de energia correspondente à necessidade do usuário de eletricidade. Outra constatação é o período de geração, em que o pico de geração de energia fotovoltaica pode não coincidir com o pico de demanda solicitada pelo consumidor.

Do ponto de vista do consumidor, o emprego de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS, do inglês Battery Energy Storage System) possibilita…

Clique aqui e leia o artigo completo em PDF.

Comentários

Deixe uma mensagem