Tonalidade das lâmpadas causam efeitos diferenciados nos ambientes

mar, 2020

Luzes amarelas, neutras ou brancas proporcionam mais do que efeito visual e podem ser utilizadas para causar estímulo ou relaxamento, conforto ou atenção

Pode não parecer, mas a lâmpada utilizada está diretamente ligada às sensações e comportamentos desejados num determinado ambiente. É fácil observar, embora nem sempre seja percebido, como nos sentimos num local iluminado por uma luz mais branca ou mais amarelada. É a chamada temperatura de cor.

Uma boa iluminação depende não apenas de um projeto técnico bem dimensionado, como também da escolha adequada das lâmpadas para cada ambiente, considerando a proposta decorativa e a funcionalidade do local. É comum o uso de luz amarela quando a preferência é por relaxamento e conforto visual e luzes brancas quando as pessoas precisam ficar mais despertas.

A equipe técnica da fábrica de materiais elétricos da Tramontina explica que a temperatura de cor pode ser classificada basicamente em três tonalidades de luz: quente – as mais amarelas; fria – as mais brancas; e neutra – as intermediárias. Essa variação é determinada em Kelvin (K) e quanto mais branca, mais alta é a temperatura de cor e mais Kelvins são atribuídos. A empresa dá algumas dicas sobre como escolher a cor mais adequada para cada propósito:

  • Para quartos, salas de estar, de jantar e de TV, locais de descanso e relaxamento, a luz quente (entre 1000K e 3000K) é mais indicada, pois provoca a sensação de aconchego e conforto visual.
  • Em banheiros, cozinhas e áreas de serviços, a luz fria ou neutra (entre 4000K e 6000 K) é bastante eficiente, pois atende às necessidades de visualização desses ambientes.
  • Para ambientes comerciais, salas de estudos, escritórios, escolas e áreas médicas, a preferência também deve ser a luz fria (entre 6000K e 6500 K). A cor branca é mais estimulante, favorecendo um comportamento mais alerta e atento.
  • Em decoração, as luzes quentes ou frias podem até ser combinadas, dependendo da intenção do projeto arquitetônico.

Soluções com tecnologia de ponta

As lâmpadas de LED são indicadas para todas as aplicações, pois estão disponíveis em diferentes temperaturas de cor e em diversos modelos, para atender às necessidades dos consumidores. Além da baixa emissão de calor ao ambiente, do reduzido consumo de energia elétrica e da maior durabilidade.

A Tramontina possui um amplo mix de soluções em iluminação que inclui, além das lâmpadas em diversos modelos, plafons, refletores e luminárias, sempre de LED, que se adéquam a variados projetos. Os modelos possuem tecnologia de última geração: iluminam mais e consomem menos energia, possuem acendimento instantâneo, vida útil superior, resistência a impactos, proporcionam economia na manutenção, pela menor necessidade de trocas, e podem ser recicladas, pois não apresentam materiais tóxicos, não emitem radiação infravermelha e ultravioleta.

Comentários

Deixe uma mensagem