SMA anuncia nova atualização de seus inversores com ShadeFix integrado para otimizar o rendimento de energia em sistemas fotovoltaicos sombreados

abr, 2020

A nova tecnologia mantém a produção do módulo fotovoltaico e elimina as perdas se os painéis forem atingidos pela sombra

A SMA, líder mundial no mercado de inversores solares nos segmentos residencial, comercial e utility, segue a filosofia que “menos é mais”, ou seja, cada função e elemento do inversor deve agregar alguma vantagem que seja relevante no rendimento final. Portanto, quando componentes adicionais são instalados sem necessidade, podem levar a uma redução na confiabilidade e disponibilidade do sistema.

Sob essa premissa, a SMA anuncia a nova atualização do firmware de seus inversores que eliminará as perdas em situações em que há sombreamento parcial nos módulos fotovoltaicos, potencializando a captação da energia solar e reduzindo os custos.

Trata-se da tecnologia ShadeFix. Esta atualização do SMA Optirac Global Peak possibilita que o inversor detecte o ponto de máxima potência em maior escala. Na prática, se parte de um painel ficar sombreado, o sistema desvia e canaliza a atividade do conversor para módulos em que a luz solar bate mais forte, otimizando o funcionamento do conversor. Sistemas comuns não detectam a diferença de incidência de luz solar no painel e simplesmente reduzem a atividade do conversor.

O conversor inteligente MPPT (Maximum Power Point Tracker, ou ponto rastreador de potência máxima, em português) encontra de forma confiável o ponto ideal de operação do sistema fotovoltaico em caso de sombreamento, sem gerar custo ou esforço extra ao instalador, já que dispensa o uso de componentes eletrônicos e conectores adicionais no telhado, reduzindo significativamente as falhas nos sistemas.

Este algoritmo avançado oferece a possibilidade de garantir a rentabilidade até em sistemas sombreados, evitando a elevação do CAPEX (Capital Expenditure ou Despesas de Investimento).

De acordo com Pedro Alves, Country Manager da SMA no Brasil, “os inversores da SMA com ShadeFix permitem maior produção de energia mesmo quando os sistemas são utilizados em áreas sombreadas, sem investir nada mais por isso”, explica.

Pedro também avalia que “a tecnologia ShadeFix representa uma evolução importante no software e no hardware dos inversores SMA e que a empresa, mais uma vez, se firma como uma das maiores provedoras de soluções tecnológicas do mercado de energia solar”.

A atualização da SMA com a tecnologia ShadeFix já está disponível para os usuários dos inversores da marca no Brasil. Todos os detalhes de como fazer a atualização e o funcionamento da tecnologia podem ser conferidos no Webinar desta terça-feira, 14 de Abril às 15h (horário de Brasília). É a SMA trabalhando para que seja possível atender os quatro cantos do país e contribuir para que os projetos solares se tornem cada vez mais eficientes.

Para saber mais sobre a tecnologia ShadeFix basta acessar  a URL (em inglês) https://www.sma.de/en/shadefix.html.

Comentários

Deixe uma mensagem