Sistema de avaliação da conformidade da IEC para atmosferas explosivas

out, 2017

O IECEx (IEC System for Certification to Standards relating to Equipment for use in Explosive Atmospheres) é composto, até o presente momento, por 33 países tem por objetivo elaborar sistemas internacionais de certificação de competências pessoais, empresas de prestação de serviços e equipamentos “Ex”, tendo como base a visão do ciclo total de vida das instalações industriais contendo atmosferas explosivas.

Estes sistemas visam fornecer uma certificação de conformidade única, reconhecida internacionalmente, tendo como base as normas técnicas da IEC elaboradas pelo Comitê Técnico TC-31 – Equipment for Explosive Atmospheres.

Fundada em 1906, a IEC (International Electrotechnical Commission) é a maior organização mundial para o desenvolvimento e publicação de normas técnicas internacionais para todas as áreas de tecnologia relacionadas com a eletrotécnica e a eletrônica. Podem ser citados como pontos de destaque da IEC: 170 países membros e afiliados; mais de 200 comitês e subcomitês técnicos; participação de cerca de 20.000 especialistas representantes da indústria, laboratórios de pesquisa, laboratórios de ensaios, organismos de certificação (equipamentos, serviços e pessoas), organismos governamentais, organismos de normalização, academia e grupos de consumidores, mais de 10.000 normas técnicas internacionais no seu catálogo; quatro sistemas globais de avaliação da conformidade (IECEE, IECEx, IECQ, IECRE); mais de um milhão de certificados de avaliação da conformidade emitidos, mais de 110 anos de experiência.

O IECEx tem por objetivo atender às necessidades do mercado da certificação, não somente de produtos “Ex”, mas também de empresas de prestação de serviços para atmosferas explosivas, tais como empresas projetistas, de montagem, de inspeção, de manutenção e de reparos, bem como um sistema de certificação de competências pessoais para trabalhos em áreas classificadas.

Os Organismos de Certificação de Empresas, de Pessoas, de Equipamentos “Ex” e os Laboratórios de Ensaios “Ex” são acreditados pelo IECEx após um processo de auditoria e avaliação de acordo com as normas internacionais ISO/IEC 17024 (Requisitos para Organismos de Certificação de Pessoas), ISO/IEC 17065 (Requisitos para organismos de certificação de produtos, processos e serviços) e ISO/IEC 17025 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração), além de regras de procedimentos e Documentos Operacionais do IECEx para cada um dos sistemas de certificação “Ex”.

O IECEx é caracterizado por possuir sistemas de certificação na área “Ex” totalmente baseados em normas internacionais das Séries IEC 60079 e ISO/IEC 80079, elaboradas pelo TC-31 da IEC – Equipment for Explosive Atmospheres.

IECEX

O IECEx possui uma estrutura auto-suficiente para elaborar, atualizar e gerir os sistemas de certificação elaborados em conjunto pelos países participantes. Dessa forma, o IECEx não representa um organismo de acreditação, uma vez que o reconhecimento dentro do sistema é feito entre os próprios organismos de certificação e pelos laboratórios de ensaios que participam do sistema (“Peer Evaluation”). Outra característica importante do IECEx é que os sistemas de certificação abrangem todo o ciclo total de vida das plantas industriais que possuem áreas classificadas, incluindo a certificação das competências das pessoas que nela trabalham, bem como a certificação das empresas prestadoras de serviços para este tipo de instalações, como por exemplo, serviços de classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, manutenção e as oficinas de serviços de reparos e recuperação de equipamentos “Ex”.

Até o presente momento são reconhecidos dentro do Sistema IECEx (peer-evaluation) um total de 55 Organismos de Certificação “Ex” (ExCB), 64 Laboratórios de Ensaios “Ex” (ExTL) e 17 Provedores de Treinamentos “Ex”. Já foram emitidos dentro do Sistema IECEx, desde 2002 até o momento mais de 55.000 documentos, incluindo certificados de conformidade de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, certificados de empresas de prestação de serviços “Ex” e de competências pessoais “Ex”, além relatórios de ensaios (ExTR) e de relatórios de avaliação da gestão da qualidade (QAR).

O IECEx conta, desde 2011, com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas) para que seus sistemas de certificação “Ex” sejam utilizados pelos países membros para alinhamento e harmonização de seus regulamentos “nacionais” com aquelas que são consideradas como sendo melhores práticas internacionais para o ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas.

O Brasil é um país membro do IECEx desde 2009, sendo representado pelo Cobei como “Member Body”. O Brasil possui até o presente momento Organismo de Certificação (ExCB) acreditado em 2011 (para o sistema de certificação de equipamentos “Ex”) e em 2016 (para os sistemas de certificação de equipamentos “Ex” e de competências Pessoais “Ex”).

Na área de certificação de equipamentos “Ex” foram emitidos até o presente momento mais de 70 certificados de conformidade IECEx para diversos fabricantes brasileiros de equipamentos para atmosferas explosivas, tais como: ACE Schmersal, Gevisa, Sense, Sermatex, SEW, Tramontina e Weg. Existem também profissionais brasileiros que foram certificados por Organismo Brasileiro de Certificação (ExCB) reconhecido pelo IECEx, no sistema internacional de certificação de competências pessoais em atmosferas explosivas.

Até o presente momento ainda não existem laboratórios brasileiros que atuem na área de ensaios de equipamentos para atmosferas explosivas aprovados para certificação internacional IECEx. Em função desta “lacuna” ainda existente entre os laboratórios brasileiros “Ex”, os fabricantes brasileiros de equipamentos “Ex” que desejam comercializar seus produtos no mercado mundial necessitam ainda utilizar serviços de laboratórios estrangeiros aprovados no IECEx para obter a sua certificação internacional.

Podem ser citados como exemplos de Laboratórios Brasileiros “Ex” acreditados pelo Inmetro, mas que ainda não obtiveram, até o presente momento, a sua aprovação no sistema IECEx: Cepel, IEE/USP, Intertek, Labelo, Techmultlab e TÜV Rheinland do Brasil. Com a existência de laboratórios brasileiros de ensaios de equipamentos “Ex” (ExTL) aprovados no sistema IECEx, os fabricantes brasileiros de equipamentos “Ex” podem obter a certificação internacional de seus produtos totalmente no Brasil, por meio de Organismos de Certificação Brasileiros (ExCB) que já são aprovados no IECEx, com a realização os ensaios de seus equipamentos e componentes “Ex” no Brasil, sem mais necessitar de utilização de ensaios feitos em laboratórios estrangeiros.

Além disso, após obterem seu reconhecimento internacional no sistema IECEx, os laboratórios brasileiros “Ex” podem efetuar ensaios para fabricantes de outros países que também estejam interessados em obter certificação IECEx, uma vez que os Relatórios de Ensaios (ExTR) são reconhecidos por todos os Organismos de Certificação aprovados no IECEx. Assim, eles têm a oportunidade de aumentar a sua carteira de trabalho e as suas atividades, bem como desenvolver e manter as competências dos profissionais brasileiros envolvidos nesta área específica de ensaios de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, dentro da abordagem de segurança ao longo do ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas.

 

Mais informações em www.iecex.com

Comentários

Deixe uma mensagem